A missão de tornar Cuiabá uma cidade com mais árvores segue em ritmo acelerado
As mudas de árvores plantadas em Cuiabá, fazem parte do acervo de 20 mil exemplares doados pelo Programa REM.
Desta vez, o ‘Programa Verde Novo’ do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), junto com voluntários e parceiros realizou o plantio de 400 mudas de árvores. No último fim de semana, nos quatro jardins em torno do viaduto na Avenida Miguel Sutil, próximo à Rodoviária de Cuiabá.
Todavia, o coordenador do Programa Verde Novo, Sergio Savioli Resende, explicou que o objetivo desta ação é arborizar espaços urbanos para diminuir os efeitos das ilhas de calor na cidade. Dessa maneira, proporcionará bem-estar e qualidade de vida à população.
Esse compromisso com o meio ambiente fez parte da programação de muitas famílias que compareceram ao evento.
O senhor Sérgio Ricardo Inoui, presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA-MT), levou o neto para participar do plantio e ensinar o pequeno sobre a importância de arborizar os espaços urbanos.
Além de realizar o plantio, o Programa Verde Novo disponibilizou 100 mudas de árvores para serem entregues às pessoas que passavam no local.
Os voluntários puderam levar mudas para plantar no quintal de casa
A advogada Helena Maria dos Santos Mariano, moradora do Bairro Cinturão Verde, estava passando na Avenida Miguel Sutil. Assim, fez uma pausa no seu trajeto para pegar mudas de árvores frutíferas.
Além de embelezarem a paisagem urbana, as árvores são fundamentais para a purificação e umidade do ar, pois capturam gases e devolvem puro oxigênio para a atmosfera. E também, as árvores são protagonistas quando o assunto é contribuir para minimizar o aquecimento global.
Ao plantar uma espécie frutífera, se tem a garantia da colheita de frutos saudáveis e frescos, coisa rara de se ver atualmente em grandes centros. As espécies nativas, como os ipês, podem enfeitar as cidades, deixando o cenário com cores vibrantes, rosa, amarelo, branco ou roxo.
A força-tarefa realizada pelo Programa Verde Novo, com plantio mudas de árvores nos espaços urbanos, contou com apoio de ajuda de vários parceiros. As mudas plantadas fazem parte do acervo de 20 mil exemplares doados pelo Programa REM, no mês de outubro. A Associação de Engenheiros Sanitaristas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA. Mútua patrocinaram a mão-de-obra para abrir os berços onde serão plantadas as árvores.
A empresa Águas Cuiabá realizou a doação de adubo fortificante. Um dos voluntários, Everson Alvarenga, do Estado de São Paulo, realizou a doação de água mineral para hidratação de todos os voluntários no dia da ação. Além disso, demais parceiros e a sociedade também fazem parte desta corrente do bem que estão unidos arborização dos espaços urbanos dentro de Cuiabá.