Você está visualizando atualmente Warner adquire direitos autorais da discografia de David Bowie
Transação deixa a Warner em poder de todas as músicas da carreira de David Bowie

Warner adquire direitos autorais da discografia de David Bowie

As canções de David Bowie passam a ser da Warner em negócio que ultrapassou os 250 milhões de dólares

Os direitos de todas as obras musicais de David Bowie foram vendidos para a Warner Chappell Music – informou a gravadora, em meio a uma onda de vendas lucrativas de catálogos de estrelas do rock. A Warner Chappell não divulgou os termos financeiros do acordo, mas a publicação especializada Variety assegura que é de mais de US$ 250 milhões.

São direitos sobre centenas de canções que abrangem a carreira de seis décadas de Bowie, incluindo “Space Oddity”, “Changes”, “Life on Mars?” e “Heroes”, que “mudaram a trajetória da música moderna para sempre”, afirmou o diretor da empresa, Guy Moot, em um comunicado.

“Estamos imensamente orgulhosos de sermos os guardiões da herança de David Bowie, um catálogo com o que há de mais revolucionário, influente e duradouro na história da música“, enfatizou.

A Warner Chappell Music constituiu, assim, um catálogo excepcional que inclui 27 álbuns. Do primeiro disco, “David Bowie” (1967), à sua obra póstuma, “Toy”, lançada em novembro de 2021.

“Não são apenas músicas incríveis, mas marcos que mudaram para sempre o curso da música moderna”, insistiu Moot.

Com este acordo, presume-se que a Warner, um dos três grandes nomes mundiais do setor junto com Sony e Universal, receberá os direitos de cada transmissão e uso total, ou parcial, de uma faixa de Bowie em uma plataforma de streaming online, em filme, televisão, rádio, ou comercial.

O anúncio foi feito poucos dias antes do 75º aniversário de David Bowie, em 8 de janeiro. Quase seis anos após sua morte, em 10 de janeiro de 2016, após uma longa batalha contra o câncer.

Bowie foi o precursor do glam-rock, criador de um universo artístico além do musical, com seus personagens como Major Tom e Ziggy Stardust.