Motoristas podem configurar o Waze para receber alertas sobre radares e situações que afetam o trânsito
O Waze é um dos aplicativos mais populares entre os motoristas, muitas vezes até acima do Google Maps. Esse app contém vantagens conhecidas, baseadas principalmente na interação entre os usuários. Dessa forma, os condutores podem configurar o Waze para não levar multas e se informar sobre problemas e circunstâncias que afetam o trânsito, como o encerramento de vias ou acidentes.
Assim, o app é capaz de ter em conta as diferentes Zonas de Baixas Emissões que afetam cada rota e como evitá-la.
Conteúdos em alta
No entanto, configurar essa funcionalidade não é muito intuitivo quanto parece. Se não estiver configurado, o app entende que o veículo está sujeito a todas as restrições possíveis.
Se você não configurou essa opção na atualização ou se começou a usar o aplicativo há pouco tempo e não tinha a opção de configurar, a solução é bastante simples.
Como fazer a configuração do Waze para não gerar multas
- Abra o menu lateral esquerdo em “O Meu Waze”. Ao fazê-lo, o menu de definições aparecerá no canto superior esquerdo, representado pelo botão de “Definições” clássico.
- Dentro das “Definições”, é preciso ir até a opção “Passes de Portagens e HOV” na categoria “Preferências de Condução”.
- Nessa opção aparece uma lista de “Passes Locais”, incluindo os nomes de diferentes municípios. Os selos B, C, ECO ou Zero Emissão também aparecerão.
- É preciso selecionar a configuração que se necessita e adicionar à categoria “Os seus Passes”. Dessa maneira, o app vai criar rotas tendo em conta as restrições definidas para o selo ambiental que selecionou.
- É possível ainda ter acesso a uma área restrita específica devido a uma autorização de trabalho ou de casa. Nesse caso, será preciso adicionar a área restrita correspondente.
- Da mesma forma, pode ter acesso a uma área restrita específica, por exemplo, devido a uma autorização de trabalho ou de residência. Nesse caso, também terá de adicionar a área restrita correspondente aos “Seus Passes”.