No momento, você está visualizando WORKATIONS: Rio de Janeiro está no top 3 melhores destinos para combinar trabalho e lazer
A nova tendência das “workations” permite que os profissionais realizem seu trabalho de qualquer lugar do mundo - Foto: Wikimedia/CC

WORKATIONS: Rio de Janeiro está no top 3 melhores destinos para combinar trabalho e lazer

Capital fluminense atrai nômades digitais como um dos destinos com mais boas pontuações em acomodação, alimentação e internet – além da paisagem, claro

Com a ascensão do trabalho híbrido, profissionais passaram a combinar a vida profissional com o lazer para prolongar as férias em destinos ao redor do mundo. A nova tendência das “workations” permite que os profissionais realizem seu trabalho de qualquer lugar do mundo. A ideia é conhecer destinos diferentes, sem deixar de cumprir o expediente.

O Rio de Janeiro ganhou destaque para as workcations e é a segunda melhor cidade no mundo para combinar trabalho e lazer, de acordo com o Barômetro Work from Anywhere, lançado anualmente pela International Workplace Group, rede global de espaços de trabalho flexíveis.

Presente no ranking de melhores cidades para workations pelo segundo ano consecutivo, a capital fluminense deu um salto em relação a 2023, quando ficou na sexta posição. Budapeste ficou com o primeiro lugar, em seguida Barcelona, que empatou com o Rio de Janeiro. Pequim e Lisboa completam o top 5.

As cidades foram avaliadas em 10 critérios, incluindo clima, transporte, custo de vida geral e velocidade da banda larga. O Rio de Janeiro subiu no ranking graças aos esforços e investimentos do governo para atrair nômades digitais. Em 2021, foi lançado o Rio Digital Nomads, projeto para tornar a capital fluminense mais interessante para esse público. O Brasil permite que estrangeiros fiquem no país por até um ano, podendo renovar por mais 12 meses.

Vida noturna

O Rio é conhecido pelo carnaval, pela vida noturna, pelas belas praias e atrações ao ar livre, mas também pode ser interessante para as workations.

Conforme a pesquisa, a cidade teve boas pontuações em acomodação, alimentação, custos de transporte e uma forte e acessível velocidade de banda larga, férias, trabalho e flexibilidade.

O mix de viagem com trabalho ganhou popularidade desde o boom do trabalho remoto na pandemia. De acordo com a pesquisa, que ouviu mais de mil profissionais em modelo híbrido, 84% já estenderam ou considerariam estender as férias para trabalhar remotamente no destino escolhido. “Cada vez mais pessoas estão abraçando a ideia de combinar trabalho com viagem, seja por alguns dias no final das férias ou por alguns meses como nômade digital”, diz Mark Dixon, fundador e CEO do International Workplace Group.

Sendo assim, essa possibilidade também levou 80% dos profissionais a considerar destinos diferentes e que antes não escolheriam.

Poder trabalhar de qualquer lugar, tendência também conhecida como anywhere office, é um fator importante na escolha de emprego para 74% dos profissionais. Dessa maneira, aumenta a satisfação no trabalho de 75% das pessoas.

Veja quais são as 10 melhores cidades do mundo para “workations”

Budapeste, Hungria
Barcelona, Espanha
Rio de Janeiro, Brasil
Pequim, China
Lisboa, Portugal
Nova York, EUA
Cingapura
Jacarta, Indonésia
Los Angeles, EUA
Milão, Itáli

Fonte: forbes