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YouTube e Play9 se unem ao Comitê da Olimpíada do Brasil para a execução do projeto Brasil é Brasa, que levará influenciadores para Paris

YouTube e Play9 preparam conteúdo digital para Olimpíada

Com ativações na Olimpíada com in loco e foco em criação de conteúdo para o digital, plataforma terá squad de influenciadores e programação ao vivo em diversos canais

O YouTube se uniu à Play9 e ao Comitê da Olimpíada do Brasil (COB) para a execução do projeto Brasil é Brasa, que levará um squad de influenciadores para Paris para realizar a cobertura dos Jogos Olímpicos. A iniciativa tem o objetivo de pulverizar o acesso aos esportes Olímpicos e potencializar o poder comercial do evento.

Para isso, as empresas decidiram reunir profissionais que unissem cobertura esportiva, informação e entretenimento. Dessa maneira, resultou em um conteúdo de “infotenimento”. Segundo Gustavo Serra, sócio e CCO da Play9, para esse projeto, a marca trabalhou aspectos humanos e inteligência de dados durante o processo de escolha.

Mas tanto para o YouTube quanto para a Play9, essa é uma oportunidade de levar o conteúdo esportivo com uma visão que vai além do nicho e da informação.

Desse modo, os criadores que levados à Paris pela Play9 terão acesso a Casa Time Brasil, bases de treinamentos e entrevistas.

Para divulgar esse conteúdo, o YouTube contará com um anúncio especial na home da plataforma que direcionará o público para o programa especial do PodPah, que será diário e contará com participações especiais de Fátima Bernardes. Todas as pessoas que entrarem no YouTube ficarão impactadas com a sugestão para assistir ao programa. O restante do conteúdo também será divulgado pela própria plataforma.

O jogo das marcas

Para as marcas, YouTube e Play9 destinarão cotas especiais para o projeto olímpico. A empresa de influenciadores está negociando espaços para ativar durante a produção de conteúdo e junto aos influenciadores.

Já o YouTube oferecerá quatro cotas de mídia, das quais três já estão ocupadas, mas ainda não foram divulgadas. Segundo Tales Almeida, gerente de soluções comerciais para esportes do YouTube, a ideia é ter um projeto robusto e as entregas devem começar junto com a cobertura, no dia 26 de julho.

Conteúdo pulverizado

O YouTube aproveitou a realização de um evento, na sede do Google, em São Paulo. Assim, apresentou um estudo sobre o consumo esportivo no ambiente digital. Victor Machado, head de esportes do YouTube no Brasil, falou sobre como esse hábito dos espectadores se expandiu. Principalmente após a chegada na plataforma de eventos como campeonatos de futebol, Copa do Mundo, NBA e Jogos Panamericanos.

Dados coletados pela própria empresa revelaram que 80% dos brasileiros acreditam que o YouTube possibilita novas formas de consumir esporte, por isso, há uma facilidade de consumir conteúdo.

“O esporte costumava ocupar o domingo inteiro. Era um consumo passivo, vindo da TV, um momento da família. Isso mudou, seja no formato ou sobre quem está criando, não é mais passivo. É um consumo fragmentado e profundo”, disse Victor.

A pesquisa também aponta que muitas pessoas associam o consumo de esporte na internet ao sentimento de pertencimento — e 89% entendem que qualquer um pode produzir conteúdo sobre seus esportes favoritos na plataforma.

“Trazemos informações, temos jornalistas, ex-jogadores e um grupo de pessoas pensado para trazer algo menos formal, porém mais conectado com a audiência. Contamos com o esporte e outros interesses focados em entretenimento”, diz.