No momento, você está visualizando YouTube Music lança “cantarolar para pesquisar” e inicia teste de playlists por IA
Agora, usuários do YouTube Music poderão criar uma lista de reprodução personalizada a partir da tecnologia de IA

YouTube Music lança “cantarolar para pesquisar” e inicia teste de playlists por IA

O YouTube Music começou a semana com várias novidades, entre elas está o lançamento do recurso “cantarolar para pesquisar”, com liberação tanto no Android como no iOS. A plataforma de vídeos também iniciou testes de uma nova ferramenta que permite que você use IA para gerar uma playlist.

Jessica Gibby, porta-voz do YouTube Music, confirmou as informações ao The Verge.

O que você precisa saber sobre os novos recursos do YouTube Music:

  • Segundo Gibby, apenas os usuários Premium nos EUA poderão criar uma playlist personalizada “descrevendo exatamente o que querem ouvir” — ao menos por ora, enquanto o recurso segue em teste;
  • Conforme capturas de tela obtidas pelo 9to5Google, o recurso terá um bate-papo. Assim, você poderá inserir uma descrição ou escolher entre prompts como “refrões pop cativantes” ou “hinos pop otimistas”. Ele então gerará uma lista de reprodução com base na sua descrição;
  • O Spotify tem um recurso semelhante que permite que usuários Premium gerem listas de reprodução usando IA;
  • Já o ‘cantarolar para pesquisar’ é semelhante ao oferecido pelo Shazam;
  • Você pode usá-lo clicando no novo ícone de onda que aparece ao tocar no botão “pesquisar” no aplicativo YouTube Music.

Considerando que o ‘cantarolar para pesquisar’ começou a ser testado pelo YouTube no ano passado, tendo lançamento oficial apenas em maio deste ano, é possível que, se tudo correr como o esperado, as playlists de IA chegue de forma mais ampla aos usuários apenas no próximo ano. Ou seja, um pouco antes, a depender da urgência da plataforma em oferecer o recurso com a tecnologia emergente.

Mais funções no YouTube

Não apenas isso, recentemente o YouTube também divulgou que vem testando uma função que permite aos espectadores dos vídeos adicionarem contexto ao conteúdo que está sendo reproduzido.

O recurso, chamado de notas, permitirá que as pessoas adicionem informações para esclarecer coisas — por exemplo, se um vídeo é uma paródia ou contém imagens antigas apresentadas como um evento atual.