As smart TVs devem ganhar um aplicativo exclusivo do YouTube Shorts em breve
Sucesso entre os usuários de dispositivos móveis, tendo alcançado mais de 30 bilhões de visualizações diárias no início de 2022, o YouTube Shorts vai chegar às smart TVs. Conforme revelou o Protocol na última segunda-feira (22), o YouTube está desenvolvendo uma versão da plataforma de vídeos curtos para as telas grandes.
O site teve acesso a uma imagem compartilhada pela big tech com parceiros do setor de hardware, exibindo uma prévia do app para as TVs inteligentes. Ela mostra um vídeo no formato vertical no centro da tela, enquanto o título do conteúdo e o nome da música utilizada aparecem na lateral.
Logo abaixo, estão os botões de curtir e não curtir, possibilitando a avaliação do vídeo, e o ícone dos três pontos — clicar nele provavelmente abrirá funções como favoritar o conteúdo e denunciá-lo, entre outras, de forma semelhante à versão convencional da plataforma. A interface não inclui barra de rolagem, indicando a escolha de um player diferente do tradicional.
De acordo com a publicação, a versão do YouTube Shorts para smart TVs deve chegar primeiro aos televisores com Android TV ou Google TV. Mas os aparelhos de marcas como LG e Samsung (esta última já tem acesso ao TikTok) também devem receber a novidade. A função estará disponível em uma atualização prevista para estrear nos próximos meses.
Mosaico de canais
Além dos vídeos verticais, outra função planejada pela gigante das buscas para as telas maiores é o modo mosaico no YouTube TV. Um serviço de streaming da companhia que ainda não está disponível no Brasil. Neste caso, os assinantes poderão visualizar até quatro canais ao vivo simultaneamente, dividindo o display em quadrantes.
Outro serviço que passará por melhorias é o YouTube Music para TVs. Ganhando então recursos adicionais como a capacidade de navegar em listas de reprodução e álbuns e a possibilidade de adicioná-los à biblioteca pelo app do televisor, entre outras funcionalidades inéditas.