Você está visualizando atualmente YouTube testa remix de músicas com IA, entenda!
O YouTube testa um recurso por meio do qual criadores de conteúdo usam IA como remix de músicas licenciadas em seus Shorts - Foto: Pixabay

YouTube testa remix de músicas com IA, entenda!

O YouTube testa um novo recurso por meio do qual criadores de conteúdo usam inteligência artificial (IA), para fazer remix de músicas licenciadas em seus Shorts. As músicas remixadas “terão atribuição clara à música original no próprio Short e na página de áudio de Shorts”, diz o YouTube. Dessa forma, vai “indicar de forma clara que a faixa foi reestilizada com IA”, acrescenta.

Como funciona

O creator insere um comando (prompt) para alterar elementos da música (seu gênero, sua vibe). Assim a expansão do recurso Dream Track AI do YouTube gera uma trilha reimaginada de 30 segundos.

Além de usar IA para remixar músicas, creators podem usar vozes de IA em trilhas.

O YouTube também mencionou que o experimento Dream Track, permite que os criadores de conteúdo façam músicas usando as vozes geradas por IA de artistas que concordaram em participar. Entre eles, estão: Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato e John Legend.

Ainda não se sabe quais músicas estão disponíveis para remix neste teste do YouTube. Nem quais gravadoras firmaram parceria com a plataforma do Google. Em junho, o Financial Times publicou que o YouTube tinha abordado gravadoras famosas para usar músicas licenciadas no treinamento de IA.

O site de tecnologia The Verge contatou o YouTube para comentar sobre o assunto, mas não tinha obtido retorno até a publicação desta nota.

Google anuncia updates para versão do Chrome para iPhone

Em outra frente do Google, a big tech anunciou quatro mudanças na versão do Chrome para iOS, sistema operacional do iPhone. São elas: busca com imagem e texto no Google Lens, salvamento de arquivos direto no Google Drive e Fotos, exibição de mapas do Google Maps e integração do Google Shopping Insights (com um porém).

O artigo assinado por Katia Muradyan, gerente de produtos e Chrome no Google, descreve os updates como “novas maneiras de encontrar informações e completar tarefas” no navegador no iPhone. Os recursos citados já estavam disponíveis para Android. E, segundo o Google, mais recursos serão adicionados ao Chrome para iOS nos próximos meses.