Plataforma YouTube anunciou que está testando espaços voltados à interação entre fãs e criadores de conteúdo
Nesta quarta-feira (18), durante o evento Made on YouTube 2024, em Nova York, o YouTube anunciou algumas novidades para o futuro da plataforma. Entre elas, as Comunidades: um espaço semelhante ao Discord, voltado à troca de mensagens entre fãs e criadores vinculado diretamente aos canais.
Entenda:
- O YouTube anunciou que está testando as Comunidades, um espaço dedicado à troca de mensagens entre fãs e criadores;
- Essas comunidades estarão vinculadas ao próprios canais e serão mediadas pelos respectivos criadores;
- Os espaços contam com um feed para a publicação de fotos e textos pelos fãs, permitindo comentários e curtidas;
- Os criadores terão controle sobre quem pode ou não participar da comunidade, e os posts só poderão feitos por usuários inscritos no canal;
- Por enquanto, os testes só estão acontecendo com um grupo seleto de criadores.
As Comunidades contam com um feed semelhante ao de plataformas como o X (antigo Twitter). Dessa maneira, permitem que os fãs publiquem fotos, textos e interajam uns com os outros por curtidas e comentários. Como já acontece nos vídeos publicados na plataforma. Tudo isso, claro, sob a mediação do criador do canal.
Comunidades do YouTube estão em fase experimental
O anúncio explica que os criadores terão controle sobre quem pode ou não participar da comunidade. E por padrão, apenas usuários inscritos no canal têm permissão para fazer publicações. A ideia é de que os criadores possam “manter o controle sobre seu conteúdo e marca. Ao mesmo tempo em que promovem o envolvimento significativo da comunidade em um espaço confortável e convidativo.”
A plataforma ainda destaca como pontos-chave o diálogo contínuo e o impulsionamento pela própria comunidade desses espaços. Todavia, permitindo que as publicações continuem organicamente ao longo do tempo e encorajando a interação e o compartilhamento de ideias e paixões entre os fãs.
O anúncio também revela que as Comunidades já estão sendo testadas por um grupo seleto de canais. Por isso, devem ampliar o acesso aos poucos. Usando o exemplo de uma comunidade de culinária, o YouTube disse que “a comunidade está respondendo com fotos de suas criações, compartilhando triunfos e reveses e fazendo um brainstorming coletivo sobre o que o criador deve assar em seu próximo vídeo.