Há exatamente 80 anos, ganhava vida o Zé Carioca, o personagem da Disney que o Brasil ama
Nesta quarta-feira, 24 de agosto, se comemora o aniversário de 80 anos do personagem mais brasileiro da Disney, o Zé Carioca. Então vamos conhecer a origem do papagaio, e como ele se tornou um fenômeno no Brasil e no mundo.
Em 24 de agosto de 1942, o Zé Carioca chegou oficialmente ao mundo, por meio do lançamento do filme da Disney, “Alô Amigos”. Mas, antes disso, uma viagem motivou a criação do personagem.
É que o próprio Walt Disney fez um tour em 1941 por diversos países da América do Sul, enquanto fazia pesquisas para os conteúdos de seu estúdio, a The Walt Disney Company. Entre as cidades visitadas estava o Rio de Janeiro.
Ali ele se inspirou para a criação do Zé Carioca, dado o amor do brasileiro pela ave falante. Segundo as histórias, Walt Disney criou o Zé Carioca no pomposo hotel Copacabana Palace, onde ficou hospedado durante sua estadia no Rio de Janeiro.
A estreia de “Alô, Amigos”, no ano seguinte, aconteceu em exibição mundial, com o filme sendo apresentado em salas de cinema do Rio de Janeiro já em 24 de agosto de 1942. Em “Alô, Amigos”, o Pato Donald faz uma viagem ao Brasil, e é recebido pelo Zé Carioca. Juntos, eles fazem um passeio pela América Latina, onde aprendem sobre as culturas de diversos países.
Inspirado no brasileiro
O Zé Carioca nasceu como uma inspiração do próprio povo brasileiro. Sendo extremamente alegre, criativo, divertido, batalhador e hospitaleiro, além de esperto e saber enrolar qualquer um.
Ele apareceu em mais filmes, como “Você Já Foi à Bahia?”, de 1944, que mostra o Zé Carioca ao lado do Pato Donald e do mexicano Panchito em um passeio pelo estado brasileiro; e um segmento de “Tempo de Melodia”, de 1948, que mostra novamente o papagaio ao lado do Pato Donald. Além disso, o Zé Carioca fez uma aparição em “Uma Cilada para Roger Rabbit”.
Além dos cinemas, o papagaio fez sucesso nos quadrinhos, tendo suas histórias publicadas em jornais americanos, e também em revistas em quadrinhos no Brasil. Para celebrar os 80 anos do Zé Carioca, é possível assistir “Alô, Amigos”, “Você Já Foi à Bahia?”, “Tempo de Melodia” e “Uma Cilada para Roger Rabbit” no Disney+.