Você está visualizando atualmente Zelensky é escolhido a “pessoa do ano” pela revista Time
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi escolhido, nesta quarta-feira (7), a “pessoa do ano” pela revista Time.

Zelensky é escolhido a “pessoa do ano” pela revista Time

Segundo a revista, a coragem de Zelensky foi contagiosa e inspirou os cidadãos do seu país

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi escolhido, nesta quarta-feira (7), a “pessoa do ano” pela revista Time. A designação de “personalidade do ano” ocorre anualmente desde 1927. Assim, o líder ucraniano vem enfrentando a guerra com a Rússia há quase 10 meses.

De acordo com a Time, “o sucesso de Zelensky como líder em tempo de guerra confiou no fato de que a coragem é contagiosa”. Sua permanência no país em todos os meses do conflito também é algo inédito e grandioso.

“Nas semanas após as bombas russas começarem a cair em 24 de fevereiro, sua decisão de não fugir de Kiev, mas ficar e reunir apoio foi fatídica”, pontua a revista sobre escolha de Zelensky.

Além de presidente, Zelensky também é ator, comediante, produtor e escritor. Antes de ser eleito o novo líder ucraniano, Volodymyr Zelensky fez série satírica onde interpretava professor azarado que se tornou líder do país por acidente.

Guerra da Ucrânia

Portanto antes do início da guerra da Ucrânia, especialistas de todo o mundo acreditavam que o conflito poderia decidido em dias (ou até em horas). Mas, passados quase dez meses desde o início da invasão russa, não há perspectiva para um fim muito menos para um acordo de paz.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou os ataques ao território ucraniano, inclusive bombardeando a então capital Kiev.

Desde então, inúmeros desdobramentos aconteceram, como reuniões e moções na Organização das Nações Unidas (ONU), sanções, ameaças de uso de bombas nucleares táticas e a anexação de mais regiões da Ucrânia por parte do governo russo.

Ataque russo atinge maternidade na Ucrânia e mata recém-nascido, disse presidente Zelensky apelando para ONU

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas da ONU, na quarta-feira (23), para tomar medidas para impedir os ataques aéreos russos contra infraestruturas vitais que, mais uma vez, mergulharam as cidades ucranianas na escuridão e no frio com o início do inverno.