Comunicação é sobre isso: conexão com as pessoas
“A experiência me ajuda a não ter medo, mas ainda fico nervosa ao falar em público”. Essa frase é de ninguém menos do que Brené Brown, logo no início de seu livro Coragem para Liderar. Esse nervosismo não tem a ver com hesitações, excesso de “né” e “tá”, ter um branco ou não saber a resposta de uma pergunta. Como geralmente ouço das pessoas nos cursos ou leio em textos sobre o assunto.
Essas ocorrências são apenas a ponta do iceberg. Brené sabiamente aponta dois nobres motivos para esse nervosismo, com os quais concordo plenamente.
Primeiro, porque se apresentar é um momento em que as pessoas da plateia oferecem o seu bem mais valioso — seu tempo.
Segundo porque falar em público é um ato de vulnerabilidade, pois se trata da imprevisível e incontrolável arte da conexão.
Por isso mesmo é tão fundamental dedicar atenção, tempo e cuidado ao se preparar para conduzir reuniões, participar de comitês, apresentar projetos e ideias para as pessoas.
Nesses contextos, expressamos não só o domínio sobre um assunto, mas validamos as escolhas para comunicar esse conteúdo. E, além disso, revelamos ou escondemos traços de quem somos, damos cor e tom para informações e traços de nossa persona.
As pessoas persuadem as outras para dar suporte às suas ideias
E como é valioso assumir esse papel de conduzir apresentações com eficiência, naturalidade e credibilidade. No livro Five Stars, de Carmine Gallo aponta uma afirmação dos profissionais de RH entrevistados. O livro diz que 94% desses profissionais falaram que pessoas com forte habilidade comunicativa têm mais chance de serem promovidas. Isso quando comparadas as que têm mais anos de experiência e menos capacidade comunicativa.
Você pode até questionar se a comunicação deveria ser tão valorizada assim. Então, veja o ciclo virtuoso desenhado por Gallo nesse mesmo livro: (1) as pessoas persuadem as outras para dar suporte às suas ideias, o que as ajuda a (2) viabilizar inovações criativas que levam a atingir os objetivos da organização, assim como (3) atraem recursos, investimentos e apoio, que (4) elevam seu status e reputação. E o ciclo se repete, se repete, se repete.
Esse ciclo reforça como número de “nés” ou o receio do branco é apenas a ponta do iceberg. Precisamos ampliar nossa visão sobre o que representam as apresentações. Tudo isso para desenvolver e aplicar práticas e técnicas estratégicas, condizentes com nossas intenções. E, assim, alinhadas com o tom de voz e a cultura da organização que representamos.
Para falar em público, recomendo quatro boas práticas:
1. Planeje sua apresentação com alguma antecedência e com critérios como: distinção entre tema. Bem como, objetivo e mensagem central. Além de tópicos condizentes com o objetivo e a plateia. Como também, as formas de começar, encadear as ideias e concluir a mensagem e só depois confeccione os slides. Antes disso, é mais perda de tempo e supervalorização do recurso e não do roteiro da sua fala ou da conexão com as pessoas.
2. Tenha um repertório de anedotas, exemplos e boas histórias que conectem o conteúdo com a plateia. Nada melhor do que o dia a dia para tornar acessível e simples o que é complexo. Além disso, esses elementos são uma forma de reverenciar as pessoas ali presentes, que dedicaram seu tempo para te ouvir. E, assim, evidenciam a sua apropriação ao tema, não apenas um passar pelo conteúdo de forma mecanizada.
3. No dia da apresentação, vale chegar ou conectar com antecedência, para mergulhar no aqui e agora e estar realmente presente. Quantas vezes as conversas que ocorrem antes ou depois da exposição conectam e dão ainda mais tons para sua comunicação e reputação.
4. Toda habilidade é aprimorada quanto mais a pessoa treina, exercita, vivencia situações de apresentação. E mais do que tudo: reflete sobre o que funcionou ou não, sem um viés julgador. Mas sim com um olhar para aprendizados, para apreciar feitos e criar planos de ação para novas situações.
Encontramos a humanidade em todos quando tiramos os cargos da frente
E já que comecei o texto com Brené Brown, encerro também com uma prática que ela mesma aplica em suas palestras. Sejam pessoas C-level (executivos seniores mais altos de uma companhia) ou cientistas, bem como, qualquer outro cargo diante dela, Brené sussurra para si mesma três ou quatro vezes antes de começar: pessoas, pessoas, pessoas, pessoas. Afinal, comunicação é sobre isso: conexão com as pessoas. Encontramos a humanidade em nós mesmas e nas outras pessoas quando tiramos os cargos da frente.
Por fim, mas não menos importante, três sugestões para semear o aprendizado ao longo da vida. Para ler: A Coragem para Liderar, de Brené Brown, e Five Stars, de Carmine Gallo. Bem como, para assistir: Larry Crowne — O Amor Está de Volta, com Julia Roberts no papel de professora de oratória.