No momento, você está visualizando 4 razões pelas quais viajar é sempre um aprendizado divertido
Entenda por que viajar pode ser uma ótima maneira de aprender e ainda ser muito divertido!

4 razões pelas quais viajar é sempre um aprendizado divertido

Entenda por que viajar pode ser uma ótima maneira de aprender e, ao mesmo tempo ser divertido!

Embora esses ambientes sejam fundamentais na formação de novas tecnologias e rupturas epistemológicas, talvez seja um equívoco dizer que a educação está atrelada somente a isso, e sim, viajar poder ser divertido, além de trazer muito aprendizado. Analisando essa premissa de forma ampla, pode-se perceber que o aprendizado está em diversas ocasiões, inclusive no próprio cotidiano.

A execução, portanto, não se trata somente de ir para a escola e ouvir o professor falar. Podemos aprender com as pequenas coisas, como atravessar a rua, por exemplo. Nesse sentido, muitas pessoas acreditam que viajar é uma das melhores formas de aprender sobre e com o mundo. Obviamente, não estamos dizendo que a atuação acadêmica não é essencial, mas iremos te mostrar algumas razões pelas quais se entende que viajar também é uma ótima forma de aprender.

4 coisas que aprendemos viajando

Aprendizados culturais

Pessoas gostam muito de aprender com as outras, com formas e métodos diferentes. Nesse sentido, não há maneira melhor e mais eficaz de satisfazer a curiosidade do que viajar. Isso porque viajar pode te expor a diferentes culturas, fazendo você experimentar novos hábitos, conhecer pessoas, perceber distintas formas de se comportar em diferentes locais, isso pode ser muito divertido!

Você possui a chance de experimentar uma nova culinária, entender quais são as padronizações éticas e morais que pessoas seguem em outros locais, etc. Viajar fornece grande contato com o desconhecido, sendo uma ótima forma de aprender.

Você expande a sua mente

Quando viajamos e percebemos a imensidão do mundo, conseguimos entender o quão pequenos somos diante dele. Muitas pessoas, inclusive, passam a se comportar de outra forma após viajar por longos períodos. Ao entrar em contato com uma realidade que até então não pertencia a nossa bolha de vivência, ao nosso microuniverso de pessoas e lugares, percebemos a dimensão do todo, que faz parte de cada habitante do planeta. Nada expande mais a mente do que viajar.

Considerando isso, entende-se que viajar é uma ótima forma de aprender não somente aquilo que encontramos nos livros, mas tudo o que o mundo e os outros têm para nos ensinar.

Não existe limite para o que você pode aprender

Já imaginou possuir o mundo como seu professor? Essa premissa poderosa e instigante mostra como não existem limites para se aprender durante uma viagem. O único limitador do aprendizado em uma viagem é você. Se um dia tiver oportunidade de conversar com um mochileiro, você verá a bagagem cultural que eles carregam.

Segundo Bourdieu, a bagagem cultural das pessoas é tudo aquilo que elas conseguem armazenar de experiências da vida no transcorrer da existência. Em vista disso, quanto mais você viaja, mais a sua bagagem cultural pode aumentar significativamente. Desse modo, viajantes que prestam atenção em todos os detalhes podem, inclusive, romper paradigmas que estruturam a sociedade.

Você aprende novos idiomas

De fato, o ato de viajar faz com que você entre em contato com outras comunidades, sujeitos, culturas e, consequentemente, idiomas. Inclusive, um dos métodos comprovados academicamente como eficazes no aprendizado de outros idiomas é o método da imersão.

Quando você viaja, por exemplo, fica imerso dentro de uma determinada cultura e do idioma dessa região. Assim, pode vivenciar diariamente esse idioma por um período de três a seis meses, provavelmente você irá aprendê-lo com muita maestria.