No momento, você está visualizando 5 produtos que você não deve usar no rosto
Água oxigenada para clarear a pele do rosto? Saiba como esta e outras substâncias podem prejudicar a sua saúde dermatológica.

5 produtos que você não deve usar no rosto

Água oxigenada para clarear a pele do rosto? Saiba como esta e outras substâncias podem prejudicar a sua saúde dermatológica

Confira 5 produtos que você não deve usar em sua rotina limpeza do rosto. A saúde da pele facial exige atenção especial. Por ser mais fina e sensível do que a pele do restante do corpo, requer produtos específicos.

Produtos e alternativas mais adequadas para cada um deles

  1. Sabonete e hidratante corporal
    O uso de sabonetes corporais no rosto pode ser prejudicial, pois muitos destes produtos têm pH mais alcalino, o que pode desequilibrar o pH natural da pele facial, tornando-a mais propensa a irritações e infecções. Como alternativa, opte por sabonetes e hidratantes faciais, formulados especificamente para atender às necessidades dessa área.
  2. Creme para pés
    Os cremes para pés frequentemente contêm ingredientes mais pesados e concentrados, ideais para a pele mais espessa dos pés, mas potencialmente irritantes para a face. De acordo com o Dermatology Times, isso pode levar ao bloqueio dos poros e ao surgimento de acne.

Em vez disso, escolha um hidratante facial adequado ao seu tipo de pele

  1. Água oxigenada
    Embora alguns acreditem que a água oxigenada pode ajudar a clarear manchas ou tratar espinhas, ela pode causar irritação e ressecamento excessivo, de acordo com um estudo publicado no Journal of Dermatological Science. Como alternativa, procure produtos com peróxido de benzoíla ou ácido salicílico reconhecidos pela sua eficácia contra a acne. Estes devem ser prescritos por um especialista.
  2. Cosméticos vencidos
    Usar maquiagem ou cremes vencidos pode levar a infecções e irritações cutâneas, conforme indica a U.S. Food and Drug Administration (FDA). Estes produtos, após o prazo de validade, podem desenvolver bactérias ou perder sua eficácia. A melhor alternativa é simples: sempre verifique e respeite as datas de validade e conserve os produtos em locais frescos e secos.
  3. Temperos e receitas caseiras, como vinagre, bicarbonato ou açafrão
    Receitas caseiras podem parecer naturais e inofensivas, mas nem sempre adequadas para a pele facial. Segundo um artigo da International Journal of Cosmetic Science, o vinagre, por exemplo, pode alterar o pH da pele e causar irritações. Bicarbonato e açafrão também podem ser abrasivos ou manchar a pele. Ao invés de optar por essas receitas, busque produtos dermatologicamente testados ou consulte um dermatologista sobre as melhores opções para seu tipo de pele.

Ao cuidar da pele, essencial estar informado e optar por produtos comprovadamente seguros.