A Cadastra mapeou comportamento dos brasileiros e analisou como diferentes perfis sobre marketing de influência impactam no consumo
Foram identificadas cinco tendências principais no Marketing de Influência. A primeira delas é a inclusão e diversidade de influenciadores, criatividade e apoio a causas sociais são pontos valorizados e exigidos pela audiência quando falamos de Marketing de Influência. Independente do objetivo das campanhas, os consumidores estão com os olhos cada vez mais atentos para a representatividade.
O Brasil é o país com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra e o segundo país que mais segue influenciadores. O relatório Creator Economy, feito pela Cadastra, mostra também que 60% das pessoas preferem creators que falem com elas. 50% realmente ouvem as opiniões de especialistas sobre o assunto tratado. E somente 20% dos entrevistados dão preferência e importância para quem tem mais seguidores e status nas redes.
O segundo movimento é o aumento de parcerias com nano e microinfluenciadores, tanto pela questão dos custos mais baixos. E quanto pelo maior engajamento e proximidade que costumam ter.
Os vídeos curtos continuam em alta, principalmente no TikTok e Reels do Instagram. Eles são fáceis de compreender e além de prender a atenção do usuário, conseguem entreter. Ao mesmo tempo, passa a mensagem definida na estratégia de forma leve e clara.
Outra tendência é que, com a pandemia, as pessoas passaram a consumir muito mais conteúdos na internet. Com isso veio a necessidade desse consumo ser por conteúdos mais autêntico e que transparecem verdade e fazem com que a audiência se identifique com o que está consumido.
Por fim, uma pesquisa aponta que 90% dos consumidores brasileiros confiam muito mais em empresas com propósito claro e definido. Com isso, se espera que as marcas se posicionem, tenham claro seus valores e demonstrem isso, na prática, abrindo espaço para conversas com o seu público.
Diferentes perfis Marketing de influência
O estudo aponta que uma iniciativa de influência bem-sucedida começa pela definição de um objetivo claro, que pode gerar awareness para a marca; gerar leads trabalhados pelo Marketing e vendas; aumentar a presença digital da empresa; ou impulsionar vendas diretas no e-commerce. Tendo isso em vista, há três estratégias mais usuais: ativação, campanha e embaixadores, conforme descrito no quadro.
Chega então a hora da escolha do influenciador mais indicado para cada marca, estratégia e ocasião, considerando claro os cuidados de brand safety já conhecidos no mercado. A Cadastra propõe um “match” conforme descrito no quadro.
Creators economy
O Estudo faz uma importante diferenciação. Os creators são pessoas que através da criatividade, criam conteúdos originais de forma mais ampla, seja para marcas, empresas, clientes ou o que for. Eles podem criar seus conteúdos por puro lazer ou de forma profissional, a depender do seu público e objetivos.
Já os influencers são pessoas que usam as plataformas digitais e seu poder de engajamento para influenciar pessoas. Nem sempre eles são criadores de conteúdo, mas através da sua relevância, promovem produtos, serviços ou marcas a fim de fazer com que sua comunidade, seus seguidores, consumam aquilo que estão, de alguma forma, divulgando.