Aventura e belezas naturais são algumas das atrações nas grutas e cavernas espalhadas pelo Brasil
Como diz a música, o Brasil é um país bonito por natureza, e essa beleza podemos encontrar também em grutas e cavernas.
Para os apaixonados por ecoturismo, as cavernas e grutas garantem um verdadeiro show aos olhos com vistas de tirar o fôlego, algumas trazem um toque a mais de aventura na viagem.
Conheça agora 4 cavernas e grutas no Brasil e suas belezas e mistérios.
Caverna do Diabo – SP
A Caverna do Diabo está localizada em Eldorado- SP, dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo.
Possui cerca de 6.340 metros de galerias já topografadas e desnível da ordem de 175 metros. Grandes salões ricamente ornamentados, de extrema beleza cênica, com imensas colunas calcíticas e uma infinidade de espeleotemas.
É uma das maiores cavernas do Brasil, e considerada uma das mais bonitas do mundo por suas formações gigantescas.
Gruta da Pratinha – BA
A gruta da Pratinha fica localizada na fazenda que recebe este mesmo nome perto do município de Iraquara, local famoso da Chapada Diamantina por abrigar belas cavernas.
Assim, a Pratinha tem as águas mais claras do mundo e fica escondida sob as raízes aéreas de uma árvore da fazenda.
A Gruta da Pratinha está ligada ao Rio Pratinha que tem uma tonalidade exuberante. A grande concentração de calcário no fundo do rio torna a água com uma mistura de cores entre verde, azul e prata.
Caverna Terra Ronca – GO
Localizada no Parque Estadual de Terra Ronca no município de São Domingo/GO, a Caverna Terra Ronca, assim como todas as outras cavernas do parque, surpreendem os turistas com os barulhos feitos pelo solo, fenômeno natural que deu nome ao complexo.
Contudo entre as grutas e cavernas no parque de Terra Ronca, estão as 30 maiores do país e a maior delas mede mais de 90 metros de altura.
Mas o destaque é o Salão dos Namorados, que tem grandes rochas e formações que parecem ter sido feitas de porcelana.
Caverna Toca da Boa Vista – BA
Toca da Boa Vista é a maior caverna da América Latina e está em 15° lugar no ranking de maiores cavidades naturais do mundo.
A caverna possui 113 km mapeados e é esperado que, com mais expedições, a caverna ultrapasse os 150 km de extensão.
Todavia a Toca da Boa Vista está inserida no meio do sertão do estado, a 550 km da capital Salvador. O local é muito árido, com precipitações anuais inferiores a 500 mm, sendo a caatinga a vegetação predominante.
Em uma só região, portanto, estão as duas maiores cavernas brasileiras, a Toca da Boa Vista e a Toca da Barriguda, com 105 e 30 km, respectivamente.