No momento, você está visualizando 7 alternativas ao Google Drive para armazenamento na nuvem
Algumas dicas se se você não gosta do serviço de salvamento de arquivos de armazenamento na nuvem e pode estar em busca de alternativas ao Drive

7 alternativas ao Google Drive para armazenamento na nuvem

O Google Drive é uma ótima plataforma de armazenamento na nuvem, principalmente para quem usa o Android, graças à integração com outros serviços

Ninguém é obrigado a gostar do serviço de salvamento de arquivos de armazenamento na nuvem e pode estar em busca de alternativas ao Drive. Por isso, vamos listar algumas opções possíveis para a sua realização.

Alternativas ao Google Drive para PC e celular

7. OneDrive

Para quem usa Word, Excel e PowerPoint, ter o OneDrive pode ser a melhor escolha. Isso porque os aplicativos possuem integração com o armazenamento em nuvem da Microsoft. Aqui você pode apenas saltar o arquivo desejado na pasta e ele será sincronizado entre os dispositivos conectados à conta. O plano gratuito do OneDrive oferece 5 GB de armazenamento, mas os planos mais extensos pode ser adquiridos por preços acessíveis. Além disso, o serviço é parte da assinatura do Microsoft 365, o que garante espaço maior para guardar seus arquivos.

6. Dropbox

Antes das soluções da Microsoft e do Google, o Dropbox era o rei do armazenamento na nuvem. O sistema se destaca por uma criptografia mais apurada que o Drive, além de ter recursos individuais para guardar arquivos, limpeza remota de dispositivos e sincronização para transferir todo conteúdo do Google Drive para lá.

5. pCloud

O pCloud se gaba em oferecer o “armazenamento em nuvem mais seguro” do planeta. A plataforma diz utilizar criptografia nos arquivos mesmo quando eles estão no seu computador ou celular, o que os deixa menos vulneráveis a invasões locais. O pCloud ainda tem outra vantagem: 10 GB de armazenamento gratuito com possibilidade de ampliação para 20 GB. Existe até a possibilidade de compra de um plano vitalício, assim você se livra da dívida mensal por salgados US$ 175 (cerca de R$ 908, na cotação atual).

4. Box

O Box é mais conhecido do pessoal da “velha guarda” do que dos mais novos, porque é da mesma época do Dropbox. O serviço tem planos de armazenamento ilimitados e recursos de colaboração em equipe, perfeito para empresas. Ainda é possível integrar os documentos do Google Docs e do Microsoft 365 com o armazenamento, ou seja, pode-se trabalhar com arquivos diretamente na nuvem como se estivesse no Drive ou no OneDrive.

3. Amazon Drive

O Amazon Drive é a solução de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos da gigante do comércio eletrônico. O serviço conta com uma interface e usabilidade similar ao Google Drive e uma das vantagens é a integração com o Amazon Photos, que permite até solicitar a impressão de imagens diretamente pelo serviço. Com um recurso chamado Family Vault, é possível compartilhar o espaço com até quatro pessoas da sua família.

2. Mega

O Mega possui um sistema diferente dos anteriores e o maior destaque aqui são os 20 GB de armazenamento gratuito para qualquer usuário. A plataforma conta com um parrudo sistema de compartilhamento de arquivos, bate-papo privativo e controle de versões de arquivos. Também dá para criar links compartilháveis sem limite de download por usuário e com velocidade otimizada.

1. Backblaze

O Backblaze é um serviço de backups ilimitados na nuvem focado em manter seus arquivos do seu computador e de unidades externas intactos. Aqui não existe limitação de espaço e ainda dá para programar a execução automática de backups. Não há recursos de compartilhamento nem de colaboração como ocorre com o Drive, então é inviável para quem usa documentos editáveis. Por outro lado, quem perde um arquivo por falha no HD ou no computador pode restaurar rapidamente os arquivos.