São muitos os jogos que prezam pelo realismo em seus gráficos
Os jogos são os que investem também na reprodução de gráficos com elementos naturais em seus títulos, entre eles o de fogo. De chamas que consomem uma cidade inteira, até labaredas que servem como um poderoso ataque, são muitos os exemplos de um bom trabalho realizado na hora de reproduzir o efeito de chamas em um game.
Alguns chegam a se tornar referência por conta do realismo aplicado. Hoje o Voxel, relembra os jogos que trouxeram o efeito de fogo de uma forma bem realista e que impressionam. Confira!
1. Red Dead Redemption 2
O game da Rockstar é famoso por contar com um dos gráficos mais belos da geração passada de consoles. Entre os destaques, está o realismo em seus efeitos visuais, como as nuvens no céu, a água nos rios, e as chamas consumindo elementos.
Elas chamam atenção por mostrarem não apenas um visual incrível, mas também por aplicarem bem o efeito de madeiras e outros objetos sendo queimados
2. Teadown
O jogo indie lançado em 2022 pode não ser uma referência em gráficos, mas sabe muito bem como aplicar o fogo em sua jogabilidade. Nele, você deve realizar quebra-cabeças podendo destruir tudo que está em pé.
Umas das formas de fazer isso é justamente colocando fogo em estruturas. A forma com que as chamas consomem as construções é de impressionar qualquer um.
3. The Legend of Zelda – Breath Of The Wild
Breath Of The Wild é um dos títulos mais aclamados da franquia Zelda. Muito disso deve-se ao visual do jogo, que utiliza todo o potencial do Nintendo Switch. Um dos destaques é sem dúvida o efeito de sombra e luz, principalmente do utilizado junto ao fogo.
Isso porque, em muitos momentos, Link adentra cavernas escuras e utiliza uma tocha, como fogo azul, como único meio para iluminar o local. Esse efeito é bastante realista, assim como o da fogueira na hora de montar o seu acampamento.
4. The Last Of Us Part 2
Outro game que foi uma referência em gráficos na geração passada foi The Last Of Us Part 2. O jogo exclusivo para PS4 impressionou com seu visual, principalmente nas cenas de combate e de efeitos visuais, como chuva e fogo.
Em uma das cenas, Abby precisa percorrer um caminho parcialmente destruído. Isso inclui carros e construções em chamas. É impressionante o realismo desses elementos tanto na forma com que atuam queimando tudo, mas também no reflexo em cima da personagem.
5. Resident Evil 4 Remake
Jogo mais recente de nossa lista, Resident Evil 4 Remake, traz elementos visuais que dão uma cara totalmente nova ao clássico. Principalmente a caracterização dos personagens e os efeitos de sombra e luz, que incluem chamas e outros danos causados pelo fogo.
O elemento mais visível fica na hora em que Leon é bombardeado por um coquetel molotov atirado por algum inimigo. Mesmo que o personagem fique por um curto período em chamas, ele já é o suficiente para mostrar o alto realismo aplicado.
6. Far Cry 2
Embora Far Cry 2 tenha sido um dos jogos mais impopulares da franquia, ele foi responsável por apresentar um efeito que acabou adotado em todos os outros capítulos: a forte atuação do fogo em elementos do cenário.
Nele, ao arremessar uma bomba incendiária, ou usar o lança chamas, era possível ver o fogo se alastrando por elementos que, na vida real, também seriam rapidamente consumidos pelas chamas, como grama, madeira e combustíveis. Desde então, o realismo desse efeito vem evoluindo a cada novo jogo.
7. Uncharted 3
Parece que a Naughty Dog é uma especialista quando se trata de efeitos com chamas. Isso porque sua outra franquia de sucesso, Uncharted, também é uma referência em relação a isso, principalmente atuando na jogabilidade.
No terceiro game da franquia, há uma cena que deixa tudo muito explícito. Nela, o protagonista Nathan Drake precisa fugir a uma construção em chamas. Para isso, ele precisa agir com cautela e contra o tempo, uma vez que aos poucos o fogo vai destruindo tudo com um imenso realismo aplicado.