Saiba quais ingredientes podem aumentar a sua produção de colágeno e trazer benefícios para a saúde, especialmente da pele
O colágeno mantém nosso corpo em pé e, sem essa proteína, seríamos uma massa disforme. No caso do rosto, o colágeno cria uma rede na derme com a elastina, uma malha de fibras que a tonifica, retarda a flacidez e evita que as linhas de expressão se transformem em rugas permanentes.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína estrutural, naturalmente presente no nosso corpo (ele constitui 33% das proteínas do corpo), especialmente na pele, ossos, músculos, ligamentos, tendões e cartilagens, mas também na córnea dos olhos, nas unhas, nos dentes e em todos os tecidos conjuntivos.
9 alimentos ricos em colágeno para incluir na dieta:
1. Caldo de ossos
Ossos, cartilagens e tendões são muito ricos em colágeno tipo I (o mais benéfico para a pele, unhas e cabelos), que é liberado pelo cozimento prolongado desses ingredientes. Cozinhe em fogo baixo e use o caldo como base para sopas ou risotos ou saboreie-o ainda como uma bebida saudável, rica em aminoácidos e minerais, como enxofre, magnésio e cálcio.
2. Frango e peru
Tanto o frango quanto o peru são excelentes fontes de colágeno. Mas para obter os maiores benefícios destas carnes, devemos abandonar o habitual peito magro em favor de cortes mais gordurosos, como as coxas, ou para serem consumidos inteiros, incluindo pele e cartilagem. Sobretudo, se você prepará-los fervidos, guarde o caldo, um concentrado de colágeno e aminoácidos como falamos acima.
3. Salmão
Peixes gordurosos como o salmão, cavala e enguia são os mais ricos em colágeno (e até sardinhas consumidas inteiras). Vale dizer que a preciosa substância se encontra tanto na carne quanto na pele, nos espinhos e nas escamas. Cozinhe o salmão no forno sem tirar a pele, ou frite a pele na frigideira, como fazem os japoneses, por exemplo. Você pode até mesmo utilizar essa receita como um substituto do bacon.
4. Carne
Todas as carnes, seja bovina, vitela ou suína, são uma fonte válida de colágeno. Porém, a proteína está mais concentrada no tecido conjuntivo e nos tendões. Assim também, os cortes mais fibrosos e menos digeríveis. Reserve as fatias magras e escolha costelas e similares, e não retire as partes mais duras (mas mastigue bem).
5. Clara de ovo
Mesmo que não seja fonte direta de colágeno, o ovo, assim como a clara, é rico em prolina e glicina, aminoácidos essenciais para a correta produção de colágeno em nosso organismo. Faça uma omelete de clara de ovo quando você quiser uma refeição com mais proteínas e menos calorias.
6. Camarão
Sabe aqueles camarões grelhados que são grelhados até ficarem supercrocantes e dos quais você pode comer de tudo, inclusive a casca e as pernas? Se quiser, consuma-os inteiros, saboreando cada parte (mas mastigue pelo menos 30 vezes). O colágeno está na polpa, mas sobretudo nas partes externas.
7. Ostras
Você é fã de ostras? Seu apelo vai além de serem alimentos afrodisíacos. Na verdade, as ostras contêm uma dose bastante alta de zinco e cobre, e os aminoácidos prolina e licina.
8. Pimentas vermelhas
Não, infelizmente a pimenta não contém colágeno. Mas é uma fonte extraordinária de vitamina C (contém mais do que frutas cítricas), que é necessária para a síntese de colágeno. Combine pimentões vermelhos com um prato de carne ou peixe e você maximizará a produção
9. Alho
Há quem o ame e quem o odeie, mas o alho é sem dúvida o protagonista da cozinha de diferentes países. Entre os seus benefícios está também o de aumentar a produção de colágeno. Na verdade, o alho contém a combinação perfeita: a vitamina C, zinco e cobre.