Atendimento humanizado realiza busca ativa em pontos estratégicos e prioritários para identificar e auxiliar pessoas em situação de rua
Como resultado da ação do atendimento humanizado, mais de 80 pessoas foram atendidas com algumas, inclusive, retornando à família. Além dos serviços que eles já recebem regularmente no Centro POP, os atendidos tiveram a oportunidade de consultar médicos e enfermeiros. Além de receberem atualização de vacina.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), tem o propósito de atender famílias e indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade social ou violação de direitos. As unidades do Centro POP são geralmente imóveis alugados, cedidos ou públicos.
A equipe de saúde dental também esteve presente, fornecendo orientações sobre escovação adequada e cuidados com a higiene bucal. Além de entregar kits contendo escova e creme dental.
Além disso, a ação ofereceu serviços de corte de cabelo tanto para homens quanto para mulheres. Assim, proporciona a essas pessoas a oportunidade de cuidar da aparência e elevar sua autoestima.
A ação é uma realização da Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação, Secretaria de Saúde, GASP (Gabinete de Assessoria de Segurança Pública), Polícia Militar e parceiros da rede socioassistencial.
A secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, ressaltou que a Prefeitura de Rondonópolis buscou otimizar e facilitar o acesso dos serviços para a população em situação de rua, por meio da integração entre as secretarias. “Essa cooperação mútua entre as diferentes áreas do governo reflete o compromisso em garantir cidadania e elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos atendidos”, disse.
A proposta é que ações como essa se repitam periodicamente com o intuito de manter o vínculo entre a população em situação de rua. Bem como a rede de serviços socioassistenciais, na construção de novas perspectivas de vida para essas pessoas.