Quase 15 mil crianças aguardam inicialmente uma vaga em creches em todo o estado de Mato Grosso
Levantamento realizado pelo Gaepe, apontou a carência de 15 mil vagas de creches e querem aumentar recursos de orçamento numa estimativa de R$ 444 milhões para suprir a demanda. Membros do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT), entregaram ofício ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), solicitando a inclusão, no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), de dotação para implementação de um programa estadual de apoio aos municípios visando à oferta de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos.
A entrega ocorreu durante reunião que contou com a presença de representantes das 18 entidades que compõem o Gaepe. Além dos deputados Janaina Riva (MDB) e Thiago Silva (MDB).
A partir de questionário respondido pelos 141 municípios do estado, apontou a carência de 15 mil vagas de creches. Assim como uma estimativa de R$ 444 milhões para suprir a demanda declarada por prefeituras para construção de ampliação de unidades. Revelou ainda que quase 54% dos municípios possuem fila de espera nas creches.
De acordo com Miguel Slhessarenko Júnior, o Ministério Público Estadual já atua com o objetivo de requerer a ampliação de vagas em creches de maneira progressiva. Bem como em atendimento ao Plano Nacional de Educação.
Em Sinop, há cerca de duas mil crianças aguardando na fila de espera. O processo de redimensionamento realizado no estado dificultou o atendimento de parte das demandas pelos municípios.
A deputada Janaina Riva (MDB), destacou a saúde financeira do estado. Além da relevância do atendimento à demanda, não só pelo viés da educação, mas também da segurança e do social.
O deputado Eduardo Botelho assegurou o empenho da Assembleia Legislativa para o atendimento da solicitação apresentada pelo Gaepe. Desse modo, salientou a participação do Legislativo na definição e aprovação da peça orçamentária.