Você está visualizando atualmente ALMT: Prioridade de vagas em escolas para filhos de mães solo
São mais de 11 milhões de mães solo no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

ALMT: Prioridade de vagas em escolas para filhos de mães solo

PL procura garantir vagas para crianças de mães solo

“Considerando que muitas mães solo não têm familiares, ou ainda mais, recursos suficientes para deixar seus filhos aos cuidados de terceiros, gravando a situação de desemprego dessas mulheres, necessário se faz a priorização e garantia das vagas aos seus filhos. Sobretudo, para que consigam a manutenção de seu lar, de seu sustento e de seu filho”, justifica Valdir Barranco.

O deputado estadual Valdir Barranco, apresentou o Projeto de Lei nº 461/2023 que pretende priorizar as vagas em escolas públicas do estado. Isso aconteceu durante sessão ordinária (21), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ou seja, sobre o número de vagas existentes ou vagas mais próximas de sua residência para as crianças filhas e filhos de mães solo.

Segundo um dos trechos da proposta, a medida se volta a favor da mulher provedora de família monoparental registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Bem como áquelas com dependentes de até 18 anos de idade.

O parlamentar explica que, para as mães sozinhas, além da transferência de renda, é necessário um conjunto de ações. Sobretudo, para que essas mulheres possam inserir-se no mercado de trabalho.

“Deste modo, medidas como a priorização das vagas em escolas públicas para as filhas e filhos de mães solo e a inclusão dessas mães na participação de processos seletivos dos programas de empregabilidade. Assim como, da geração de renda estadual, promovem oportunidades para essas mulheres entrarem e permanecerem no mercado de trabalho” defende o parlamentar.

São mais de 11 milhões de mães solo no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, 63% das casas chefiadas por mulheres estão abaixo da linha da pobreza, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE.

Mães solo

O termo “mãe solo” hoje é amplamente utilizado para designar mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus filhos. Isso deixa o conceito de “mãe solteira” em desuso. Uma vez que está ou não em um relacionamento com um (a) parceiro (a) não quer dizer necessariamente compartilhar a difícil missão de criar um filho.