No momento, você está visualizando ALMT lança documentário sobre agentes de saúde e de endemias
A ALMT irá transmitir a íntegra do documentário que irá ao ar na emissora do legislativo estadual neste segunda-feira (28) - Foto: Reprodução

ALMT lança documentário sobre agentes de saúde e de endemias

A íntegra do documentário irá ao ar na emissora do legislativo estadual com reprise na segunda (28) às 13h

A ALMT, por intermédio do primeiro secretário e deputado Max Russi (PSB), realizou a sessão solene para o lançamento de um documentário produzido pela TV Assembleia. Intitulado de “Anjos ou Heróis” – Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)”.

O documentário de quase 40 minutos, retrata o dia a dia dos agentes em sete municípios de Mato Grosso. A ideia é mostrar as diferentes realidades vividas pelos agentes, que atendem diretamente pessoas em vulnerabilidade e com dificuldades de acesso aos serviços de saúde pública.

O filme exibido com um corte de 10 minutos, deu a oportunidade de as pessoas conhecerem um pouco do trabalho realizado nos municípios visitados. Ou seja, Confresa, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Mutum, Cáceres, Jaciara, Barão de Melgaço e Cuiabá (Distrito Nossa Senhora da Guia) entre agosto e setembro.

Em Mato Grosso, existe cerca de oito mil desses profissionais. Entre as funções deles estão o de facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aquelas que residem nas regiões mais remotas do estado.

Durante o evento entregaram mais de 100 certificados de participação do evento

O documentário mostra as dificuldades da profissão, o cotidiano dos agentes que atuam nas partes mais remotas do estado. As visitas domiciliares desses profissionais possibilitam o atendimento primário que buscam à prevenção de doenças.

A responsável pelo documentário e jornalista da TVAL, Deisy Boroviec, afirmou que o périplo à produção do documentário foi bastante desafiador. De acordo com ela, foram dois meses (agosto e setembro) para percorrer sete municípios. Dessa forma, possibilitou conhecer in loco o dia a dia dos agentes comunitários e endêmicos mato-grossenses.

“Mato Grosso é muito grande. Viajamos por dois meses e agradeço a TV Assembleia por ter confiado em meu trabalho e dado essa oportunidade de conhecer diferentes realidade. Por exemplo, a aldeia Urubu Branco, em Confresa, onde um agente comunitário de saúde é um indígena”, disse Boroviec