Recursos para construção da nova rodovia entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães foi tema de audiência pública na Casa de Leis
A rodovia MT-030, rota alternativa entre as cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, está mais perto de se tornar realidade com os recursos liberados, após discussão em audiência pública na ALMT na última semana. A proposta pode contar com recursos do Legislativo estadual para realização do estudo de viabilidade técnica e do projeto de engenharia da obra. O compromisso feito pelo requerente do evento, deputado Nininho, com aval do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho que falou sobre o assunto em vídeo.
O deputado Nininho afirmou que a partir desta segunda-feira (9), iniciaria as tratativas junto à Mesa Diretora da ALMT para definir a disponibilidade orçamentária da Casa para participação nesse processo. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, o momento para tirar a MT-030 do papel é agora.
O maior desafio do projeto é o trecho de subida de serra, que exige tecnologias de ponta e, com isso, encarece a obra. Além das características de relevo e dos impactos que isso traz para os trabalhos de construção da nova rodovia. A audiência marcada por apontamentos a respeito das atuais dificuldades de integração entre cidades de Mato Grosso. Bem como das condições do trânsito pela MT-251, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Encurtar as distâncias dentro do estado tem sido uma das prioridades do atual governo, segundo o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira. Diante disso, a obra da MT-030 assume o papel de integrar a capital a outras regiões de Mato Grosso, como é o caso dos municípios do Araguaia. Fernando Gorgen é prefeito da cidade de Querência e falou sobre as dificuldades para transitar pelo interior.
Como nasceu a MT-030
Os debates sobre a construção de uma estrada alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães começaram em 2007. Assim, resultaram na apresentação de um projeto que culminou com a lei nº 9.003/2008, de autoria do deputado Otaviano Pivetta, atual vice-governador de Mato Grosso. A lei autoriza o Poder Executivo a implantar a MT-030 que, desde então, encontrou entraves de ordem política assim como financeira para se concretizar.
De acordo com o deputado Nininho, a ideia voltou a discussão em 2014, quando o governo do estado cogitou a concessão da MT-251. Desde então, o parlamentar se tornou um porta-voz da proposta dentro da Casa da Leis e acredita que a execução terá início no mandato do governador Mauro Mendes (União Brasil). “O momento é favorável. Não tenho dúvida que será um marco na história de Chapada e de Mato Grosso como um todo”, afirmou o parlamentar.