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Escolas lidam com o problema de alunos que não voltaram presencialmente a frequentar as aulas

80% das escolas buscam alunos que não voltaram presencialmente

Pandemia causou maior evasão e número de alunos que não voltaram presencialmente as aulas é alto

Após um aumento da evasão escolar durante a pandemia da Covid-19, 78% das escolas municipais fazem busca ativa para encontrar alunos que pararam de frequentar as aulas, ou seja, não voltaram presencialmente para a escola.

Os dados são de uma pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou 171% em 2021, na comparação com 2019. O órgão indica que 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou a importância dos levantamentos produzidos durante a pandemia. Segundo ele, o panorama descoberto foi um aumento de quatro milhões de crianças excluídas do processo educacional; seja por evasão ou por dificuldades nas aulas virtuais.

“Fomos percebendo que não sabíamos o cenário, quantos alunos estavam tendo acesso às plataformas digitais; então foi muito importante, durante a pandemia, esse caminho que as pesquisas nos deram. Mensuramos alunos que não recebiam atividade, aluno que não dava retorno das tarefas; e foi feita uma busca ativa em tempos de crise”, explica o presidente da entidade.

Representantes ajudam na busca

Além de todo o processo de monitoramento, a Undime conseguiu aumentar o número dos chamados articuladores; representantes que auxiliam na busca, reinserção e aprendizado dos alunos. De acordo com Luiz Miguel, agora a União possui um profissional por estado; trabalhando então para evitar a evasão e dando suporte para incentivar a permanência do aluno no ambiente escolar.

“O que se espera é uma ação ainda mais forte, que retomemos todos os alunos que estão fora da escola. Muitos migram para o mercado de trabalho e a crise econômica gerada pela pandemia criou essa necessidade. Multiplicar esses articuladores é com o objetivo de minimizar e, quem sabe, zerar o número de alunos evadidos”, declarou.

Segundo a pesquisa, para 78% das secretarias municipais de Educação, a estratégia da busca ativa é o principal método para encontrar estudantes que não têm acompanhado as atividades escolares remotas, não retornaram para as atividades presenciais em 2022, ou então que estão em risco de evadir.