A conversão BCF é um projeto da própria Boeing para operar por intermédio da Gol Linhas Aéreas
A Gol obtém sinal verde da ANAC, a partir de uma decisão tomada na quarta (24). Assim, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a inclusão da conversão Boeing 737-800BCF (Boeing Converted Freighter) no certificado de operador aéreo da Gol Linhas Aéreas, habilitando-a em definitivo a operar o modelo. Portanto, as operações regulares estão previstas para iniciarem em 1 de setembro.
A conversão BCF é um projeto da própria Boeing para converter aeronaves de passageiros em cargueiras, em centros de manutenção autorizados ao redor do mundo. No caso da Gol, todos seus aviões de carga serão provenientes da frota de passageiros da própria empresa, posteriormente convertidos.
O voo inaugural está marcado para o dia 1 de setembro
Mas a primeira aeronave cargueira da história da Gol foi apresentada na semana passada, com a pintura do Mercado Livre, seu parceiro no projeto. O avião revelado, que tem matrícula brasileira PS-GFA (msn 34965), será um dos seis aviões do modelo já confirmados pela Gol até 2023. Pelo contrato, há possibilidade de incluir mais seis até 2025.
O voo inaugural da operação para o Mercado Livre está marcado para o dia 1 de setembro, saindo de Guarulhos. As primeiras rotas serão para Fortaleza, Teresina e São Luis, com quase todos os voos operados durante a noite e madrugada.
Fundação da GOL
A GOL começou a operar no dia 15 de janeiro, às 6h56. Quando um Boeing 737-700 decolou do Aeroporto de Brasília em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Outra importante inovação foi o processo de manutenção faseada, que é a revisão diária das aeronaves, realizada antes do primeiro voo. Isso evita que elas fiquem paradas por mais de cinco dias. É um procedimento comum na manutenção tradicional.