Navegador da nova versão do Android Automotive será o Vivaldi
O Android Automotive, sistema operacional para carros da Android está prestes a receber um navegador. Mas, para surpreender a todos, o programa não será o Google Chrome. A Vivaldi foi a escolhida para ser o navegador que irá operar dentro do sistema. A empresa superou a concorrência para embarcar seu programa no sistema operacional para carros. O navegador já está liberado para as telas de 11 polegadas de todos os veículos Polestar 2 nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O Vivaldi para Android Automotive tem suporte a navegação por abas, streaming de áudio e vídeo, bloqueador de anúncios e função de anotações. Bem como a proteção contra rastreamento e ferramenta de tradução. A ideia é entregar uma experiência muito próxima da que o usuário desfruta no celular Android ou no PC.
Por ser um navegador para veículos, há algumas restrições para manter a segurança do condutor. Ele só é acessível quando o carro está estacionado. Além disso, o conteúdo de streaming ficará no modo áudio somente quando o veículo começar a andar. Por enquanto, não é possível efetuar nenhum tipo de download (provavelmente para evitar malwares). E, ainda não está claro se isso deve mudar no futuro.
De acordo com a companhia, nenhum dos dados de navegação será armazenado pelo carro. Mas já é possível fazer login na sua conta pessoal para sincronizar o histórico com outras plataformas suportadas. Assim, se você tiver o carro roubado ou vendido, basta deslogar da conta e todas as informações estarão seguras. O programa também deve receber atualizações frequentes.
Não há informações sobre quando o navegador vai ficar disponível para outros carros. Quem é dono de um Polestar 2, ou seja, pouquíssimas pessoas no mundo, já pode baixá-lo diretamente pela Play Store.
Fonte: Vivaldi