Você está visualizando atualmente ARANHA OU FORMIGA? Animais morfam para escapar de predadores
Pesquisa revela habilidade evolutiva da aranha, pois morfam, imitando insetos que têm composição corporal diferente

ARANHA OU FORMIGA? Animais morfam para escapar de predadores

Pesquisa revela habilidade evolutiva dos aracnídeos que morfam imitando insetos, e que têm composição corporal diferente 

Uma pesquisa desenvolvida na Austrália, revelou uma habilidade da aranha, pois morfam e imitam outros animais. Os cientistas estavam investigando a capacidade de insetos e aracnídeos em se tornarem parecidos com formigas, uma estratégia para afastar predadores. 

No mundo animal, formigas podem ser vistas como violentas, capazes de atacar em grupo, e ainda, uma presa não tão saborosa assim. A capacidade dos animais, portanto, em mimetizar outros seres é algo conhecido, fruto do processo evolucionário que se desenvolve em milhares de anos, às vezes milhões de anos. 

A dificuldade no caso das aranhas, é que elas nem sequer estão no mesmo grupo que as formigas, possuindo diferente número de patas (seis no caso dos insetos, oito no caso das aranhas). Além disso, a constituição do corpo (três partes no caso dos insetos, dois no caso das aranhas). 

Publicação da pesquisa no periódico científico “Biology Letters”, que faz parte do Royal Society Publishing 

Sendo assim, a premissa dos cientistas era de que alguns insetos evoluíram para se parecerem com formigas, mas que as aranhas seriam menos capazes dessa imitação, devido a restrições evolutivas. Os pesquisadores descobriram que não é o caso, conta a revista Newsweek. 

Curiosamente, a aranha imita melhor as formigas para que está as observando de cima. Avaliando lateralmente, os cientistas notaram imperfeições mais flagrantes, e a explicação disso, portanto, está relacionada à relação com os predadores, explicam os autores do estudo. 

“Insetos e aranhas podem sofrer predação de diferentes predadores, levando a diferentes formas de seleção natural em cada um. Com os principais predadores visuais de aranhas sendo pássaros e vespas, ambos com probabilidade de detectar e identificar presas enquanto voam, as aranhas podem estar sujeitas a menor seleção para mimetismo lateral.”