O lugar está próximo da vila de Soline, conhecida por suas salinas e belas praias
Abaixo de depósitos de lama marinha, arqueólogos encontraram uma estrada de 7 mil anos, que ligava um assentamento pré-histórico à ilha Korčula, na Croácia. O achado foi divulgado em 7 de maio pela Universidade de Zadar em publicação no Facebook.
A estrada fica no sítio neolítico submerso de Soline, que remonta a cerca de 5 mil A.C. O lugar está próximo da vila de Soline, conhecida por suas salinas e belas praias.
Mergulhos anteriores neste local subaquático revelaram vários artefatos, incluindo cerâmicas, ferramentas e restos de espécies animais e vegetais.
Em novas explorações subaquáticas, pesquisadores encontraram, no entanto, a estrada que conectava um assentamento submerso da cultura Hvar. Isso, aproximadamente no ano de 5.000 a 2.500 a.C, com a costa da ilha de Korčula.
Segundo a publicação da Universidade de Zadar, havia “placas de pedra cuidadosamente empilhadas que faziam parte da comunicação de quatro metros de largura” que ligava a ilha ao assentamento.
A datação por radiocarbono da madeira recuperada na lama do mar determinou que a estrada foi construída, contudo, por volta de 4,9 mil a.C. O que significa que pessoas andavam por lá há cerca de 7 mil anos.
Arqueólogos estão realizando também explorações terrestres ️️perto da Baía Gradina
Enquanto isso, do outro lado da Ilha Korčula, arqueólogos da Universidade de Zadar estão realizando explorações terrestres ️️perto da Baía Gradina.
O professor Igor Borzić, diretor de pesquisa do projeto, disse que notou estruturas estranhas no mar da baía. Então chamou a equipe arqueológica de mergulho de Soline.