Como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos
Um ambiente árido remete a regiões específicas caracterizadas por uma severa falta de água disponível e condições climáticas extremamente secas. Por definição, as regiões áridas são as que recebem menos de 25 centímetros de chuva por ano. Na imensa vastidão dos ambientes áridos, onde climas extremos trazem grandes desafios, o papel da água na arquitetura assume uma nova dimensão.
Por séculos, arquitetos e designers inventaram técnicas, tecnologias e novas estruturas para lidar com paisagens desérticas áridas e a necessidade de água. Além disso, é preciso criatividade para aproveitar, coletar e resfriar a água em ambientes áridos.
Descubra diferentes edifícios icônicos localizados em ambientes secos e desérticos em todo o mundo e explore como cada um desses projetos aborda a escassez de água de maneira diferente e única.
Cidade Masdar, United Arab Emirates
Foster + Partners
Projetada para ser um empreendimento de zero emissões de carbono e zero resíduos. Dessa forma, a Cidade Masdar é um esquema urbano sustentável projetado pela Foster + Partners. E ainda, construído pela Masdar em Abu Dhabi. Projetada como um centro de negócios e destino para empresas de tecnologia, a Cidade Masdar incorpora muitas técnicas tradicionais árabes de manejo de água. Por exemplo, utiliza torres de vento, criando ventilação cruzada e resfriamento passivo.
Comumente é chamada de “a cidade mais verde do mundo”. Pois o empreendimento urbano é conhecido por seu instituto de águas residuais na Universidade Khalifa. Assim, a longo prazo, a instituição espera aperfeiçoar sua coleta de água da chuva. Além disso, pretende utilizar a tecnologia de dessalinização para reciclar o precioso líquido.
Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah (Kaust), Arábia Saudita
Hok
Ao longo da costa do Mar Vermelho, a Kaust é uma universidade privada de pesquisa localizada em um ambiente desértico. Além de ser o primeiro campus universitário misto na Arábia Saudita, a Kaust possui e opera sua própria planta de dessalinização por osmose reversa de água do mar. Aliás, a universidade possui um canal de água que percorre a rota central dos pedestres, resfriando o ambiente externo. A universidade tinha 4.349 alunos e professores em tempo integral no campus em 2019 e com todas as suas necessidades de água atendidas. Bem como, cerca de 147.449 m3 de água potável produzida pela planta de dessalinização.
Casa dos Três Jardins, Kuwait
AGi Architects
No clima extremo do seco Kuwait, esta casa encontrou uma solução para utilizar o exterior 365 dias por ano usando água e nivelamento. Um jardim está situado no térreo, ativando espaços próximos durante os períodos mais quentes e resfriando as principais áreas sociais da casa. Uma grande folha de água, no entanto, é colocada 4 metros abaixo do nível da rua protegida pela massa térmica do solo. Dessa forma, acelera o resfriamento do ar em direção aos espaços superiores. O ar quente é substituído por ar mais frio através da água deste átrio central sob a terra.
Sistema de coberturas côncavas, Irã
BMDesign Studio
Projetado na província de Kerman, em Jiroft, o BMDesign Studio criou o “Telhado Côncavo”. Como solução, por exemplo, para a luta do árido Irã contra a escassez. A infraestrutura que atua como coletora de água da chuva permite que mesmo as menores quantidades de chuva cheguem ao telhado e evitem a evaporação. Uma escola com 923 m2 de área de telhado coberta pelo sistema côncavo coleta aproximadamente 28 metros cúbicos de água. Através da captação eficiente da precipitação na forma de água da chuva e de orvalho da manhã.
Os edifícios acima mostram maneiras diferentes de lidar com a água na aridez, desde plantas de dessalinização, resfriamento passivo, reaproveitamento do precioso líquido e captação de precipitação. Estudar a água em estruturas situadas em ambientes áridos expande a habilidade de arquitetos e urbanistas de criar novas tecnologias que se integram perfeitamente. Ainda mais com as paisagens circundantes. À medida que navegamos em um mundo cada vez mais estressado pela água, há muitas maneiras novas e criativas de suavizar a dureza dos ambientes áridos. Sobretudo, através do seu uso inteligente. A H2O é um componente fundamental da natureza e do design que não pode ser ignorado. Ela pode ativar o conforto térmico e, além disso, fornecer isolamento e criar experiências espaciais novas e flexíveis.