Você está visualizando atualmente Assistência Social promove ações para a população de rua
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza uma programação especial destinada à população de rua

Assistência Social promove ações para a população de rua

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza uma programação especial para a população de rua em comemoração ao dia 19 de agosto. Ou seja, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop). Haverá atividades de mobilização popular e, além disso, a oferta de diversos serviços de cidadania destinados a esse público.

O dia 19 de agosto foi escolhido para lembrar o acontecimento conhecido como ‘Massacre da Sé’. No ano de 2004, sete pessoas foram mortas e oito ficaram gravemente feridas. Isso, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Em Cuiabá, entretanto, em 2014, também houve uma chacina, que culminou na morte de três adolescentes.

Aliás, conheça algumas das atividades que acontece durante esses três dias. São elas, Emissão de documentos, cortes de cabelo e palestras educativas. Bem como, dinâmicas, oficinas e atendimentos psicossociais, entre outras. A ação começa nesta quarta (17), a partir das 14h, na sede do Centro Pop, em Cuiabá.

Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop):

Inaugurado, contudo, no mês de maio desse ano, o Centro Pop oferece espaço para higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia e atendimento psicossocial. Assim também, o fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários, regularização de documentos pessoais e acesso a vagas de acolhimento institucional. E, por último, o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.

Dessa forma, no Centro Pop o atendimento é transversal, nas mais diferentes áreas de atuação. A capacidade de atendimento é de 80 pessoas/dia, no sistema ‘porta aberta’. A unidade é a responsável por realizar os encaminhamentos das pessoas às unidades de acolhimento do município. Sendo assim, mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que já são executados pela Assistência Social.

Afinal, o horário de funcionamento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. E o Centro Pop está situado na Rua Comandante Costa, 397 no bairro Centro Norte. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (65) 99238-7552.

Programação

Quarta-feira (17) – Tarde, início às 14h:

  • Acolhimento com música
  • Dinâmica lúdica com jogos/Bingo
  • Karaokê

 Quinta-feira – Tarde- Início às 14h:

  • Conhecer para lutar/Roda de conversa sobre a vida nas ruas
  • Oficina de cartazes em alusão ao dia nacional de luta da população em situação de rua
  • Atração Cultural

 Sexta-feira – Manhã

  • Atividade do Movimento Nacional da População em Situação de Rua
  • Acolhimento com música
  • Café da manhã no Centro pop – 9h30
  • Exposição de cartazes

Sexta-feira – Tarde

  • Atividades do CIAMP