Daniel Scioli que estava no cargo desde o governo de Alberto Fenández, será secretário de Turismo no governo Milei
O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, foi anunciado nesta 3ª feira (30) como novo secretário de Turismo, Ambiente e Esporte do governo do presidente Javier Milei. O ministro do Interior, Guillermo Francos fez o anúncio em seu perfil no X. Aliás, ainda não informaram o substituto de Scioli para o cargo.
“Agradeço ao presidente Milei e ao ministro Francos pela responsabilidade que me confiam de agregar a minha experiência e compromisso neste momento do país”, publicou o então secretário argentino em seu perfil no X.
Daniel Osvaldo Scioli é um político, esportista e empresário argentino. Vice-presidente da Argentina entre 2003 e 2007 e governador da província de Buenos Aires entre 2007 e 2015. Em 2015, candidatou-se à presidência na Argentina pela coligação governista Frente para la Victoria, apoiado pela presidente Cristina Fernández de Kirchner, que escolheu o nome de seu vice na chapa, o kirchnerista Carlos Zannini.
Scioli foi nomeado embaixador argentino no Brasil pelo ex-presidente Alberto Fernández, em 2020. Apesar das diferenças entre o governo Milei e Fernández, o atual presidente manteve o embaixador Scioli no Brasil.
A integração do ex-embaixador ao governo se dá depois da demissão em 27 de janeiro do Guillermo Ferraro, ex-ministro da Infraestrutura do país. Assim, extinguiram a pasta de Ferraro e a incluíram no Ministério de Capital Humano. Atualmente, o governo da Argentina possui somente 8 ministérios.
Antes de se tornar embaixador, Scioli atuou como governador da província de Buenos Aires por dois mandatos. Ele também se candidatou à presidência argentina em 2015 e sofreu derrota pelo ex-presidente Mauricio Macri na oportunidade.
Todavia o ex-embaixador teve candidatura à presidência cogitada pelo bloco Unión por la Patria, apoiado por Fernández. Entretanto, substituíram sua campanha pela candidatura de Sergio Massa, derrotado pelo Milei no pleito presidencial.