Você está visualizando atualmente UFMT oferece vagas para atendimentos gratuitos de psicoterapia
A Universisade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), abre nos dias 9 e 10 de fevereiro, inscrições para atendimento em psicoterapia individual e em grupo

UFMT oferece vagas para atendimentos gratuitos de psicoterapia

Inscrições na UFMT para atendimentos gratuitos de psicoterapia ocorrem nos dias 9 e 10 de fevereiro e devem ser feitas presencialmente

A Universisade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), abre nos dias 9 e 10 de fevereiro, inscrições para os atendimentos em psicoterapia individual e em grupo. São 170 vagas, no total 130 para adultos, 20 para adolescentes e 20 infantis.

Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de psicologia da instituição com supervisão de professores e qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha disponibilidade para comparecer semanalmente para as sessões.

Interessados devem comparecer nos dias citados, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, no SPA, localizado no Campus de Cuiabá, ao lado do Parque Aquático da universidade.

A seleção será feita a partir de um atendimento inicial para triagem, realizado nas semanas seguintes à inscrição, onde serão avaliadas as queixas e urgências para início do atendimento. Os casos mais graves, de acordo com a instituição, serão priorizados. Os critérios seguintes são ordem de inscrição e disponibilidade de horário.

“As demandas que envolvem saúde mental são gigantescas e não existem serviços gratuitos disponíveis para todos. Neste sentido, para o campo de formação para novos profissionais conseguimos ofertar algumas vagas, que beneficiam algumas pessoas”. Assim,  explicou a coordenadora e responsável técnica pelo serviço, Helen Santana de Souza.

Esta é a primeira desde a pandemia que o serviço estará disponível à população. “Os pacientes que passam por processos psicoterápicos, geralmente relatam que tiveram sua vida transformada. Isso porque tal espaço  de autoconhecimento, de reflexão e transformação, possibilita a relação empática e escuta qualificada. Dessa forma, permite que as subjetividades se reconstruam e estabeleçam encontros consigo e com os outros. Os resultados mais relatados envolvem melhoria nas relações afetivas e de trabalho, no sentimento de auto-estima, impactando a vida profissional e familiar positivamente”, conclui.