No momento, você está visualizando Discussão Steve Jobs e seu mentor; aula de inteligência emocional
Troca de e-mails entre Jobs e mentor Andy Groove, em 1995, aponta estratégias de inteligência emocional para reverter conflitos profissionais

Discussão Steve Jobs e seu mentor; aula de inteligência emocional

Troca de e-mais entre Jobs e seu mentor Andy Groove, em 1995, aponta estratégias inteligência emocional para reverter conflitos profissionais

Lidar com conflitos no mundo corporativo não é uma tarefa fácil, precisa ter muita inteligência emocional. Nem mesmo os gigantes da tecnologia Steve Jobs e seu mentor Andy Grove escaparam de um desentendimento, há quase três décadas. Mas uma simples troca de e-mails, que poderia colocar em risco a amizade dos dois, mostrou-se um exemplo de como reverter entraves profissionais com inteligência emocional.

Segundo um artigo da Inc., o episódio ocorreu em 1995, quando Jobs era CEO da então iniciante empresa de animação Pixar, e Grove presidia a Intel. Os dois discutiam sobre como a Pixar, que estava em franca ascensão, poderia colaborar com a multinacional compartilhando informações privilegiadas sobre sua operação. Tudo parecia caminhar bem, até que um engenheiro da empresa de tecnologia enviou um e-mail pedindo para acompanhar o processo, e Jobs respondeu dando a entender que queria ser pago pela liberação das informações.

Em resposta, o funcionário repreendeu Jobs. “Não entramos em nenhum acordo financeiro em troca de boas ideias para nossos microprocessadores no passado e não temos [essa] intenção para o futuro”, escreveu.

Ofendido, Jobs escreveu diretamente a Grove para relatar o ocorrido e chamou o e-mail do engenheiro de “extremamente arrogante”. Mas, o CEO da Intel deu uma lição de persuasão e inteligência emocional, revertendo a situação a seu favor. No e-mail, Grove detalha casos em que ele ofereceu ajuda e conselhos a Jobs sem nunca ter cobrado por eles.

Como analisa, Justin Bariso, consultor e autor do artigo publicado na Inc., em um único e-mail, o CEO da Intel manteve o tom respeitoso. Desse modo, mostrou os motivos pelos quais Jobs deveria ser grato e apontou como os negócios poderiam ser impactados negativamente com a continuidade do impasse.

A estratégia deu certo, e o e-mail fez Jobs mudar de ideia. “Andy, eu tenho muitas falhas, mas uma delas não é a ingratidão.

Lições de inteligência emocional

Segundo Bariso, o caso de Jobs e Grove mostra como é possível usar a inteligência emocional para lidar com situações de conflito que podem trazer prejuízo para ambos os lados. Contudo com a atitude assertiva, o CEO da Intel não só convenceu Jobs de que ele estava equivocado, como também o motivou a mudar de rumo.

De acordo com o consultor, é possível tirar três lições sobre como lidar positivamente com situações como esta:

  1. Seja respeitoso;
  2. Concentre-se nas coisas que o outro considera importante;
  3. Apele não apenas para o intelecto, mas também para as emoções do interlocutor.