Obama lutou por direitos ambientais em seus mandatos como presidente, e agora apresentará série sobre valorização da natureza
O ex-presidente americano Barack Obama agora é apresentador de documentários da natureza; num esforço dele e de sua produtora, Higher Ground, para incentivar a população mundial a conhecer e se envolver com o meio ambiente, tanto em “estado bruto”, como também no dia a dia das cidades.
Obama tem acordo com a Netflix; e assim a partir de 13 de abril será possível assistir na plataforma de streaming a série “Our Great National Parks” (Nossos Grandes Parques Nacionais, em tradução livre); que então vai mostrar a pujança das reservas naturais em diferentes pontos do planeta. A produção terá cinco episódios.
“Quando a humanidade passou a proteger estes lugares, não tínhamos a noção de quão importante eles se tornariam. Essa será uma jornada pelas maravilhas do mundo, que portanto são bens de direito de todos”, afirma o ex-presidente americano.
“Narrada pelo então ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; essa incrível série documentário coloca os holofotes em alguns dos mais espetaculares parques públicos do planeta”, afirma a sinopse oficial da série no site da Netflix.
A administração Obama colocou mais de 222,5 milhões de hectares de terra e água sob proteção permanente entre 2009 e 2017; e determinou a criação de mais de duas dúzias de novos monumentos nacionais nos EUA; incluindo então o primeiro monumento nacional marinho no Oceano Atlântico, o Northeast Canyons e Seamounts Marine National Monument.
Durante seu mandato, Obama ainda proibiu a perfuração de petróleo em partes dos oceanos Ártico e Atlântico e foi assim um dos grandes articuladores do Acordo de Paris para as mudanças climáticas. Na indústria americana, direcionou mais de US$ 90 bilhões para o desenvolvimento de recursos de energia renovável, carros elétricos e edifícios verdes.