Previsão do PIB: Inflação para este ano cai para 5,01%, mas segue acima da meta
O Banco Central (BC) reduziu a estimativa de crescimento do país de 2,1% para 1,9% em 2025 do PIB. Dados sobre a projeção do Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país), consta do relatório de política monetária do primeiro trimestre, divulgado pela autoridade monetária nesta quinta-feira (27). Segundo o BC, a projeção de inflação para o ano cai para 5,01%, ainda fora do intervalo da meta.
Na avaliação do BC, a economia aquecida favorece a alta da inflação, dificultando a convergência para a meta. A inflação acumulada em doze meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou de 4,87% em novembro para 5,06% em fevereiro.
A meta definida pelo Comitê de política Monetária (Copom) do BC é de 3%, podendo variar entre 1,5% para mais ou menos. O documento diz que as projeções de inflação se mantiveram acima da meta, tornando a “convergência para a meta desafiadora”.
O documento diz ainda que a projeção de inflação para 2025 aumentou 0,6 ponto percentual (p.p.) em relação ao relatório anterior, especialmente nas projeções relacionadas aos preços livres. Em relação aos preços administrados, a projeção é de redução.
O documento aponta ainda que o cenário externo permanece desafiador e segue exigindo cautela por parte de países emergentes.
Na avaliação da autoridade monetária, a conjuntura e a política econômica nos Estados Unidos, em particular a incerteza acerca da sua política comercial, colocam mais dúvidas sobre os ritmos de desaceleração da atividade econômica e da desinflação, com impactos na postura do Banco Central norte-americano, o Fed, e no ritmo de crescimento dos demais países.
Fonte: agênciabrasil