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Biometria de voz ajuda a proteger consumidor e diminui fraudes bancárias

Veja como funciona a biometria por voz, tecnologia que ajuda a diminuir o número de fraudes bancárias

Já ouviu falar em biometria de voz? É um novo recurso que está sendo usado para proteger o consumidor e tentar diminuir as fraudes bancárias. Com a biometria por voz, em poucos segundos, usando apenas o som da fala do usuário que está tentando acessar a conta, é possível identificar se é verdadeiramente o cliente ou uma ação de golpista.

Inteligência Artificial e biometria por voz

Vários bancos já estão usando a biometria por voz para identificação e acesso dos clientes. Essa tecnologia, portanto, pode ajudar na identificação da voz do usuário e entender que ele é o responsável pela conta.

Caso o golpe seja identificado, a instituição bancária recebe um alerta notificando que há algo de errado. Mais uma vez a tecnologia atua para diminuir fraudes bancárias, com o foco na prevenção.

De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, em janeiro de 2023, 284 mil brasileiros sofreram tentativas de fraude de identidade. O número representa uma vítima a cada 9 segundos.

Investimento em segurança

Mas segundo a Febraban, as instituições brasileiras vão investir R$ 45 bilhões em tecnologia somente neste ano. Entre as estratégias, estão as soluções de inteligência artificial e cloud pública.

Pix com mais segurança

O Banco Central já anunciou também novidades no Pix para aumentar a segurança. Dessa forma, os bancos podem realizar notificações de infração em chaves que já tenham sofrido denúncias de golpes.

Assim, se você está prestes a realizar alguma transferência para contas envolvidas em estelionato, invasão de conta ou coação, receberá uma notificação informando a suspeita.

Outra medida de segurança é a criação de um novo passo adicional para se cadastrar no Pix. A Instrução Normativa n° 373, publicada em abril, tornou necessário que instituições financeiras respondam um questionário de autoavaliação em segurança.