Brasileiros ainda consideram as restrições da pandemia ao escolher um destino
Muitos acreditavam que a reabertura das fronteiras seria marcada por um boom de viagens internacionais regadas a uma forte ressocialização que foi reprimida por longos dois anos. Isso quando a situação epidemiológica do Brasil e do mundo começou a apresentar sinais de melhora.
Mas a realidade é que os hábitos adquiridos pelos turistas durante a pandemia estão se mantendo, transformando e trazendo novas prioridades para os viajantes brasileiros.
A Latin Exclusive, empresa internacional de aluguel por temporada e venda de imóveis de luxo, conduziu uma pesquisa entre dezembro de 2021 e março de 2022. Sobretudo, para entender as preferências e tendências do turismo de luxo para este ano.
No Luxury Travel Report 2022, a agência consultou consumidores do mercado de luxo. Incluindo CXOs, diretores, vice-presidentes, CEOs, CFOs, CTOs e CMOs, founders, partners e owners de empresas brasileiras com receita mínima de R$ 100 milhões.
Foi observado que 64% dos entrevistados ainda consideram as restrições da pandemia na hora de decidirem um novo destino de viagem.
A pesquisa também aponta que os consumidores do mercado de viagens de luxo ainda elegem como prioridade opções mais privadas nas estadias, assim como nas atividades de lazer, e onde possam existir um certo distanciamento social.
A exemplo disso é possível destacar escolhas como atividades em família (45%). Tours privados em lugares específicos de interesse (41%). Piscinas privativas (39%) e trechos de praia deserta (32%). E, por último, locais mais afastados de grandes centros e reclusos (32%).
Enquanto isso, apenas 8% dos respondentes planejam realizar tours em grupos grandes. O que mostra ainda um comportamento mais retido entre os consumidores de turismo de luxo. Serviços diários de hospedagem, como limpeza, também são um pedido significativo, com mais de 60% dos entrevistados prezando por essa particularidade.
Turismo doméstico
Além disso, uma grande tendência nesse setor foi analisada: o turismo doméstico. As pessoas estão optando por viagens dentro do país. Mesmo com as aberturas de fronteiras de países no exterior e maior possibilidade de ir para qualquer lugar fora do Brasil.
Aproximadamente 40% das pessoas estão planejando viagens domésticas. A proximidade com a natureza nas viagens também se mostrou uma tendência significativa para os próximos meses. Sobretudo, com 59% dos entrevistados se mostrando mais interessados nessa busca por tranquilidade e calmaria. Mas, apesar disso, eles também não querem deixar de conhecer a cultura (56%) e experimentar a gastronomia local (70%) dos destinos escolhidos.
“Vemos as tendências analisadas no nosso dia a dia de reservas. Hoje, os destinos mais procurados por nossos clientes ainda são o Nordeste, em especial a Bahia. Assim como o Rio de Janeiro, sendo que as casas mais reclusas e refugiadas de grandes centros são as mais requisitadas”, diz Arnaud Bughon, CEO da Latin Exclusive.
“Desde o início da pandemia, vemos um movimento forte na procura por locais mais próximos da natureza, com tranquilidade, conforto e luxo. Diante dessa desafiadora situação sanitária pela qual ainda passamos, muitas pessoas perceberam que era possível fazer viagens mais tranquilas. Essa será uma tendência que veremos ainda presente pelo menos até o primeiro semestre de 2022. Ou seja, conforme vamos nos readaptando à volta do convívio social aos poucos”, finaliza.