Você está visualizando atualmente Cachorros pensam? Veja o que ciência fala a respeito
Um estudo publicado no Journal of Comparative Psycholy descobriu que os cachorros pensam. Eles têm capacidade de criar conceitos abstratos

Cachorros pensam? Veja o que ciência fala a respeito

Às vezes, parece que os cães são capazes de estabelecer uma conversa

Um estudo publicado no Journal of Comparative Psycholy descobriu que os cachorros pensam, sim. A pesquisa foi realizada pela equipe de pesquisadores da Universidade estadual de Nova York, nos Estados Unidos.

Isso mesmo, esses animais têm mesmo a capacidade de criar conceitos abstratos, por meio de adestramento.

Mesmo porque quem tem cachorros sabe que muitas vezes, parece que eles são capazes de quase estabelecer uma conversa, através de seu olhar afetuoso. Ou através de seu latido que soam como avisos, de que algo não está normal, e até para reclamar, algumas vezes.

Estudo descobre que cachorros pensam e são capazes de criar conceitos abstratos

Para fazer a pesquisa, usaram 3 cães de raças distintas: Todd, um cão chihuahua. Bem como, uma golden retriever: Aspen. E Layla, dessa mesma raça. A mesma pertence ao coautor do estudo Eduardo Mercado III, professor de psicologia na Universidade de Buffalo.

O estudo se baseou em sugestão e resposta. Ou seja, quando percebem algum som ou veem algum comando de treinamento, eles respondem com um comportamento associado ao comando feito pelo adestrador.

Os cães foram adestrados da seguinte maneira: através de comandos simples como girar em círculo, deitar-se ou caminhar ao redor de determinado objeto.

Constatou-se então, que os cães aprenderam uma sugestão de repetição separada, a palavra “novamente” com o gesto de mão. Indicando assim que deveriam repetir a ação que tinham terminado de realizar.

Contudo, para comprovar se os animais haviam aprendido o comando, eles foram estimulados a fazer as novas ações. E surpreendentemente, os cães passaram nos teste.

Conforme relatou Allison Scagel, autora do estudo, “este é um passo importante para uma maior compreensão de como outras espécies formam conceitos abstratos. E, além disso, estamos aprendendo que os humanos não são tão cognitivamente únicos, afinal”.

O resultado do estudo confirma que esses queridos animais são capazes de responder a diferentes estímulos. Isto é, por meio de treinamento são capazes de repetir gestos inúmeras vezes. Então, da próxima vez que perceber o latido de seu cachorro, não duvide, ele pode muito bem estar querendo comunicar alguma coisa.