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Café brasileiro participou da “Specialty Coffee Expo”, feira que ocorreu em Chicago (EUA) até domingo (14)

Café brasileiro leva inovação para feira nos EUA

Plataforma criada por meio de iniciativa do Instituto CNA, garante qualidade e origem do café especial produzidos no país 

Café brasileiro esteve na “Specialty Coffee Expo”, feira que ocorreu em Chicago (EUA) até domingo (14) e faz parte de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) desenvolvida por meio de uma iniciativa do Instituto CNA. 

Tanto os cafés expostos como aqueles consumidos no estande da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), de regiões com IGs reconhecidas, possuem selos. Ou seja, contém informações de rastreabilidade e qualidade do produto, desenvolvidos por um sistema de gestão, controle e rastreabilidade, ainda em construção. 

De acordo com a assessora técnica do Instituto CNA, Marina Zimmermann, a plataforma ainda não está concluída. Entretanto, já está sendo utilizada por 14 entidades gestoras das IGs no Brasil. 

“Na embalagem dos cafés tem um QR Code que traz todos os dados sobre a região em que produzidos. Além disso, um vídeo e foto, onde o consumidor poderá ter acesso a tudo isso em idioma inglês”, afirmou Marina. 

A iniciativa de desenvolver o sistema ocorreu em 2023 pelo Instituto CNA. Contou com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A empresa vencedora do edital da chamada pública foi a Agtrace Rastreabilidade Agrícola. Ou seja, A plataforma digital que vai monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional. Além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos, que possuem IG reconhecida, produzidos no país, deve ser entregue no segundo semestre deste ano. 

A nova ferramenta vai garantir a qualidade dos produtos nacionais 

A assessora técnica explicou que a adesão de 14 das 15 entidades gestoras das IGs de cafés do Brasil ao projeto de Digitalização das Indicações Geográficas da CNA, propiciou a organização do movimento indicações brasileiras e vem estimulando o seu fortalecimento para ações de comunicação e marketing desses cafés. 

“A nova ferramenta vai garantir a qualidade dos produtos nacionais e do ambiente de agregação de valor de cafés aos produtores rurais”, disse. 

Atualmente estão registradas 14 indicações geográficas brasileiras de café, sendo 9 Indicações de Procedência (IP) e 5 Denominações de Origem (DO). A iniciativa do Instituto CNA, Sebrae e ABDI vai dar mais garantia para os mercados compradores por meio das tecnologias digitais.