Você está visualizando atualmente Pular o café da manhã não faz bem ao coração e pode facilitar ganho de peso
A importância do café da manhã para a nossa saúde não deve ser ignorada

Pular o café da manhã não faz bem ao coração e pode facilitar ganho de peso

Especialistas destacam a importância de sempre tomar o café da manhã

Sabe aquilo que ouvíamos de nossas pais e avós sobre o café da manhã ser a refeição mais importante do dia? Pois eles estavam certos: o desjejum ajuda a manter a saúde do coração. Desde que contenha alimentos saudáveis e nas porções recomendadas, ele é nossa principal fonte de nutrientes.

Apesar de sua relevância, muita gente acaba pulando a refeição. E não apenas por falta de tempo. Para uma parcela, isso faz parte de uma estratégia de perda de peso baseada na dieta conhecida como jejum intermitente. Ele não limita o que comer, mas quando comer.

Há diversas modalidades desse tipo de dieta: jejum em um ou dois dias da semana (consecutivos ou não); jejum dia sim, dia não; comer em apenas um período do dia, entre outras. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura para a perda de massa gorda.

A questão é que o jejum intermitente até pode contribuir para a perda de peso em curto prazo, assim como outras dietas restritivas. Porém, a maioria das pessoas não consegue sustentar esse padrão de alimentação por um longo período.

Fora que não se sabe sobre a segurança dessa modificação de estilo de vida. Quanto à saúde cardiovascular, há pouquíssimas evidências de que o jejum intermitente possa contribuir na prevenção e no tratamento.

breakfast menu

As vantagens do café da manhã

Diferentemente do que parece, o consumo diário de um café da manhã saudável fornece macro e micronutrientes que ajudam na manutenção do peso corporal, além de melhorar as funções cognitivas.

Em contrapartida, não comer pela manhã está associado a um aumento do chamado colesterol ruim (LDL) e manutenção da glicemia de jejum elevada, com insuficiência de micronutrientes.

Um estudo da American Heart Association observou que 74% das pessoas que pulam o café da manhã não atingem dois terços da quantidade recomendada de vitaminas e minerais. Por outro lado, apenas 41% dos que tinham como hábito tomar o café da manhã registravam essa deficiência.

É importante lembrar também que o consumo dos alimentos deve ser feito com moderação.