Cafés especiais, com o fruto maduro, são naturalmente mais doces
Um café de boa qualidade consegue manter o sabor e o aroma da bebida, mesmo sem açúcar. Assim, a partir de técnicas no preparo da bebida, sem que seja preciso adicionar qualquer método para deixar a bebida mais doce.
Pois, para uma bebida mais doce é preciso atentar-se à qualidade do café no momento da compra. Aliás, o café é um fruto, e para ter uma boa bebida é preciso que ele seja maduro. Os cafés especiais, por trabalharem apenas com o fruto maduro, são naturalmente mais doces.
Portanto, caso a bebida seja muito amarga, pode indicar que o café não foi feito de forma certa ou não é um café especial. É normal sentir certo amargor no café. Mas ele não deve ser desagradável ou tornar a bebida difícil de ser ingerida.
Café doce e sem açúcar é café com qualidade
A escolha de um café que contém uma doçura natural é o primeiro passo. Assim, os cafés colhidos a partir do fruto maduro são mais doces na hora de consumir. Portanto, escolha os cafés especiais para ter uma bebida naturalmente mais doce.
Sabor do café
Alguns cafés apresentam notas sensoriais, como de mel ou rapadura. Na embalagem dos cafés especiais é possível identificar quais deles são mais adocicados do que o normal.
Como a habilidade para perceber os diferentes sabores precisa ser aprimorada, uma dica é interpretar a acidez do café. Pois quanto mais ácido, menos o paladar percebe o sabor amargo da bebida.
Data de fabricação e validade do café
Um café velho, consumido após a data de validade indicada na embalagem, não é uma boa escolha. O ideal é que ele esteja em embalagens pequenas. E que se consuma cerca de 15 dias após a data de fabricação. Pois a doçura da bebida estará em seu nível máximo.
Tempo de preparo
O café preparado de modo mais lento é mais doce e encorpado, caso o preparo seja mais rápido, a bebida vai ser mais suave com notas de acidez mais altas. É preciso cuidados para o café não ficar muito amargo ou sem sabor.
A proporção e quantidade de café
O equilíbrio na proporção entre a quantidade de água e de café é um dos segredos para a bebida ser mais doce. Um café com notas adocicadas, preparado com a quantidade certa de água, pode ser bem doce.
Por isso, a quantidade de café a ser feita é importante. Quanto mais café se adiciona ao filtro, maior a necessidade de uma moagem mais grossa. Como há bastante café, a passagem de água se torna mais difícil e o resultado pode ser uma bebida mais amarga.