Você está visualizando atualmente Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas
Novembro Azul Para reforçar a conscientização do homem sobre as doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio,

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Objetivo Novembro Azul é elevar o nível de informação sobre essas doenças

Para reforçar a conscientização do homem sobre as doenças urológicas a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), começou (1º) a campanha Novembro Azul. O objetivo é elevar o nível de informação sobre os riscos que podem levar, por exemplo, a um câncer de próstata. Por meio do Portal da Urologia e das redes sociais, a SBU promoverá lives e divulgará vídeos.

Contudo, o incentivo para os homens procurarem os cuidados com a saúde desde cedo, a entidade começou em setembro o #VemProUro. Na intenção de atrair o público mais jovem, o ator Guilherme Berenguer, 43 anos, é o porta-voz da campanha Saúde também é papo de homem. Ele gravou vídeos e fez fotos para o cartaz da campanha.

A urologista Karin Jaeger Anzolch, uma das coordenadoras do Novembro Azul deste ano e idealizadora da pesquisa, disse que escolheram o ator por ser um homem mais jovem que já cuida da saúde

A diferença de comportamento entre meninos e meninas adolescentes é um ponto que precisa se considerar. Conforme o presidente da SBU, Alfredo Canalini, as meninas vão às consultas 18 vezes mais que os meninos no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a vacinação contra o HPV teve mais êxito entre as meninas que em meninos.

Urologista Cidadão

Antecedendo o 39º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), que vai ocorrer entre 18 e 21 de novembro em Salvador, na Bahia, haverá nos dias 13 e 14 deste mês um mutirão solidário de atendimentos e cirurgias no Hospital Roberto Santos, a maior unidade pública do estado, onde funciona o Hospital do Homem.

Em parceria com o governo baiano, a ação Urologista Cidadão vai reunir entre 50 e 100 especialistas. Assim, atenderão a 3 mil homens e realizarão cerca de 20 cirurgias de hiperplasia benigna da próstata (HPB);

Além de dez avaliações urodinâmicas, que são exames funcionais do trato urinário para avaliar o armazenamento e o esvaziamento da bexiga. Mais 60 urofluxometrias, exame que avalia o fluxo da urina e 20 ultrassonografias de próstata nos homens que estão na fila da unidade.

A expectativa do diretor científico do 39º Congresso Brasileiro de Urologia, Ubirajara Barroso Jr., é que o mutirão resulte na conscientização da população masculina sobre os cuidados com a própria saúde. “Além de ser uma grande oportunidade para urologistas de todo o país se mobilizarem em favor do atendimento a pacientes do SUS”, completou.