O teste Galleri tem como objetivo diagnosticar a doença precocemente
Pesquisadores desenvolveram um exame de sangue capaz de detectar diferentes tipos de câncer antes do surgimento de sintomas. Os cientistas são da Grail, uma empresa de biotecnologia americana. O teste Galleri, recebeu o batismo com esse nome e tem como objetivo diagnosticar a doença mais cedo. Assim, será possível evitar muitas mortes ao redor do globo.
O método que busca o DNA do câncer no organismo do paciente, teve o teste através do estudo Pathfinder. Participaram pois da pesquisa 6.621 adultos com 50 anos ou mais. Desses, 92 passaram a ser pacientes em potencial, sendo então submetidos a outros testes.
O teste marca uma nova era da medicina em todo o mundo
Entretanto, os novos exames confirmaram a presença de tumores ou câncer no sangue em 36 pessoas. Dessas, 14 estavam em estágio inicial da doença. O teste Galleri identificou tumores em tecidos como mama e fígado, pulmão e cólon, além de ovário e pâncreas.
A tecnologia é capaz de dizer até mesmo o local em que está o câncer. Uma voluntária mulher, por exemplo, teve diagnóstico de dois tumores diferentes, o primeiro se encontrava na mama e o segundo no endométrio.
Mais estudos serão realizados para avaliar a eficácia do exame
No entanto, essa foi a primeira vez em que resultados do teste Galleri chegaram aos médicos e pacientes. Em breve, devem sair resultados de um grande ensaio clínico, organizado pelo Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, envolvendo assim, mais de 165 mil participantes.
O exame de sangue para detectar o câncer precocemente está sendo considerado como um divisor de águas por alguns pesquisadores. Desse modo, marca uma nova era da medicina. Porém, mais estudos devem ser realizados para avaliar a eficácia do exame e entender os benefícios do diagnóstico precoce.