As mudanças no mercado de trabalho podem valorizar alguns cargos para o futuro
É inegável que a revolução tecnológica, influenciada pela pandemia da COVID-19, acabou antecipando as ocupações de trabalho em home office. Assim, várias profissões estão se transformando com objetivo de atender às novas necessidades da população. Dessa forma, a maioria das carreiras do futuro estão relacionadas ao uso de tecnologias facilitadoras. Confira, a seguir, alguns cargos que devem estar em alta no futuro.
- Facilitador de TI: esse profissional deve explorar tendências digitais e atuar na criação de uma plataforma self-service automatizada para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos. Para atuar nessa área será preciso formação em TI, ciências da computação, engenharia, ciências naturais ou administração de empresas;
- Conselheiro de compromisso de saúde: oferece coaching individual e conselhos de bem-estar e saúde para usuários de pulseiras inteligentes. Para atuar nessa área é preciso ter experiência com nutrição ou educação física em modalidades esportivas, como CrossFit ou yoga;
- Gerente de equipe humanos-máquinas: é responsável pelo desenvolvimento de sistema de interação para que seres humanos e máquinas se compreendam melhor. Será preciso ter formação em psicologia ou neurociência e qualificação posterior em recursos humanos, ciência da computação ou engenharia;
- Alfaiate digital: auxilia clientes a obter medidas precisas (utilizando uma cabine especial), garantindo que as peças lhe sirvam. É preciso ter formação em moda, artes ou design de interiores;
- Advogado societário: é o profissional especializado em operações de fusões e aquisições. É preciso ter formação em Direito;
- Gestor de marketing para e-commerce: com o aumento das vendas online, empresas precisam de profissionais que saibam como posicionar produtos e serviços na internet, para aumentar seu número de acessos e vendas;
- Profissional de marketing digital: será o profissional responsável pela identidade visual do produto. Deverá atuar no sentido de promover o produto nas principais mídias disponíveis. Necessária formação na área de comunicação e/ou marketing e propaganda;