Você está visualizando atualmente Carro que funciona por energia solar fica meses sem carregar
O Lightyear, carro movido por energia solar, possui 5 metros quadrados de painéis solares de curva dupla

Carro que funciona por energia solar fica meses sem carregar

O objetivo é produzir o automóvel em grande escala e ser totalmente ecológico

Mas parece que é a partir do Lightyear 0, carro que funciona por energia solar, que os carros com essa capacidade serão produzidos em massa. No entanto, a produção em larga escala é algo positivo para empresa, visto que os outros modelos inovadores e sustentáveis não tem previsão de quando serão produzidos dessa forma.

O Lightyear possui características que chamam muito a atenção. Ele possui 5 metros quadrados de painéis solares de curva dupla. Ele também tem o alcance de 70 quilômetros por dia e 625 Km no ciclo WLTP da Europa.

O carro ecológico tem destaque por possuir em suas rodas, quatro motores que dão ainda mais poder à sua velocidade. Isso porque esses motores são capazes de gerar 174 cavalos de potência ao carro.

Toda essa potência, combinada a 1.269 libras-pés de torque, pode fazer o carro percorrer 160 km/h. Já que em 10 segundos ele pode acelerar de 0 a 100 Km/h.

A empresa tem planos para começar a produção de um novo modelo entre o fim de 2024 a 2025. O novo veículo terá um valor um pouco menor do que o Lightyear. O primeiro modelo está atualmente com o valor de US$ 263.243, enquanto o segundo estará com valor de US$ 31.589.

Em vista de todo o sucesso que o modelo tem feito, Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear, revela como está se sentindo em relação a tudo isso. Sobretudo, ao avanço e conquistas que estão conseguindo por meio do Lightyear 0.

“Hoje é o dia que todos esperávamos desde que nós, cinco cofundadores, sentamos em uma cozinha esboçando nosso sonho de construir o carro mais sustentável do planeta […]. Em 2016, tínhamos apenas uma ideia; três anos depois, tínhamos um protótipo. Agora, após seis anos de testes, iterações, (re)desenhos e inúmeros obstáculos, o Lightyear 0 é a prova de que o impossível é realmente possível”, disse Hoefsloot.

Composição sustentável

Alguns detalhes do carro são feitos de material vegano, livre dos maus tratos aos animais. Seus assentos são de camurça de microfibra, e o restante dos acabamentos tem palma de vime.

 

No lugar dos espelhos externos o carro tem câmeras. Além disso, em seu interior tem um sistema de infoentretenimento que é sensível ao toque, com 10,1 polegadas e é compatível com Android Auto.

No entanto, outros tecidos que envolvem o carro são reciclados de garrafas pet. Em países bem ensolarados, esse modelo pode ficar um total de 7 meses carregado.

Sendo assim, o carro levou 6 anos para ficar pronto. Na sua apresentação ao mundo, o CEO responsável pelo projeto alegou que ao criar o modelo, as prioridades eram exatamente a mobilidade dos motoristas. Bem como, a praticidade e o meio ambiente. De fato, um carro recarregável e ecológico é muito vantajoso em comparação aos carros comuns e poluentes que vemos todos os dias.

“O Lightyear 0, carro que funciona com energia solar, oferece mais alcance com menos bateria. Dessa forma, reduz o peso e as emissões de CO² por veículo,” destaca Hoefsloot.