Você está visualizando atualmente Carro voador da Xpen, o X2, sobrevoa Dubai pela 1ª vez
A Xpeng, rival da Tesla, quer deixar a empresa de Elon Musk para trás, não apenas no mercado de carros elétricos, no carro voador também

Carro voador da Xpen, o X2, sobrevoa Dubai pela 1ª vez

A Xpeng, rival da Tesla quer deixar a empresa de Elon Musk para trás, mas não apenas no mercado de carros elétricos

A montadora chinesa divulgou como foi o 1º voo do X2, carro voador da Xpeng que ela vem desenvolvendo para realizar voos curtos e em baixa altitude nas cidades.

A primeira experiência chamou a atenção do público que foi às ruas de Dubai acompanhar a inédita decolagem da Xpeng X2. O evento aconteceu no Dubai World Trade Center e foi uma das atrações na abertura da GITEX Global, feira de tecnologia sediada no local.

Todo o processo foi cuidadosamente acompanhado pelos agentes da DCAA, autoridade responsável pelo departamento de aviação civil de Dubai, e ocorreu sem qualquer tipo de problema ou imprevisto.

O Xpeng X2 decolou verticalmente, como todo bom eVTOL, pairou sobre o solo por alguns instantes, percorreu uma distância curta pelos céus de Dubai e retornou para a “base” sem sustos, para alívio de Brian Gu, vice-presidente e presidente da XPeng.

Como é o carro voador Xpeng X2

Desenvolvido pela fabricante chinesa, o Xpeng X2 é um carro voador de quinta geração. Ou seja, anterior ao que a empresa vem trabalhando atualmente, e que promete especificações ainda mais impressionantes.

Ele tem capacidade para dois passageiros e pode voar de duas formas: manual e autônoma. Uma das mudanças previstas para a sexta geração é que o Xpeng X2 atualizado, poderá cruzar os céus sobre nossas cabeças. Assim como rodar pelas estradas como um carro comum.

A atual estrutura do Xpeng X2 é feita de fibra de carbono. Por isso, ele pesa apenas 560 quilos e tem forma de gota, com um cockpit fechado. O carro voador alimenta-se de um sistema de carga altamente eficiente, contendo uma porta de carga plug-in semelhante a de um carro elétrico.

O Xpeng X2 pode voar a até 130 km/hr e tem autonomia aproximada de 35 minutos a uma altitude a 1.000 metros.