O carro voador de dois lugares pode levar 226 kg de carga útil e atinge 225 km/h
Não faltam conceitos de aeronaves elétricas futuristas de pouso e decolagem vertical no mercado. Os chamados eVTOLs, neste caso, o carro voador comporta dois lugares. Um nicho menos popular da turma é o dos carros voadores, voltados para uso pessoal.
A ideia é conseguir criar modelos mais compactos e seguros que sejam fáceis de pilotar e que eventualmente possam até substituir os automóveis convencionais, ampliando as possibilidades de transporte e lazer sem precisar de certificados de pilotagem para voar.
A americana Doroni Aerospace, aposta suas fichas nisso desde 2016 e acredita que chegou a hora de começar a revolucionar a mobilidade, graças aos avanços da tecnologia de direção automatizada.
A princípio, no ano passado, a marca apresentou oficialmente o H1, seu primeiro carro voador pessoal. O veículo de dois lugares vem equipado com dois conjuntos de asas, cada um com seu próprio par de hélices.
Dessa forma, o modelo pode ser operado por qualquer pessoa por conta de um sistema de controle proprietário, destaca a fabricante. O H1 pode levar até 226 kg de carga útil a bordo e ocupa duas vagas na garagem (onde pode ficar estacionado ou carregando).
Falando em carregamento, segundo a fabricante, bastam 20 minutos para ir de 20 a 80% de bateria. Sua autonomia é de 96 km por carga e a aeronave atinge até 225 km/h.
Disponibilidade e preço
O carro voador já está em pré-venda e chega primeiro ao Canadá por meio de uma parceria comercial com a operadora de aeronaves 3Points. Mas a empresa já comprou 25 unidades do Doroni H1 e também está disposta a ajudar a fabricante nos próximos testes de voo do eVTOL.
Sendo assim, as entregas para clientes individuais estão marcadas para começar no primeiro trimestre de 2024. Aliás, o carro voador sai pela bagatela de US$ 150 mil, o equivalente à cerca de R$ 765 mil.