“Seremos o apoio que essas mulheres e meninas precisam para serem cidadãs”
Em Várzea Grande, a ‘Casa de Sarita’ será um espaço de empoderamento feminino que abrigará ações e serviços de Assistência Social. Bem como de Saúde e atividades educacionais visando o empreendedorismo em busca de profissionalização e de ocupação do mercado de trabalho. Além disso, terá palestras e muitas atividades culturais.
Uma nova referência para aquelas mulheres e meninas atendidas pela Rede de Proteção ao Combate à Violência contra a Mulher, em Várzea Grande.
“Seremos o apoio que essas mulheres e meninas precisam para serem cidadãs na prática e de forma efetiva”, disse o prefeito Kalil Baracat.
Idealizado pela primeira-dama, Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, que diariamente lida com as adversidades enfrentadas por este público em especial, foi inaugurado (9) e contou com a presença de diversas autoridades dos poderes legislativo e judiciário tanto estadual como municipal.
A professora Sarita Baracat, teve grande influência na vida de muitas pessoas
“Meu coração está cheio de emoção por homenagear uma pessoa muito importante na minha vida. A professora Sarita Baracat, pela sua história, teve influência na vida de muitas pessoas. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo, e a trajetória política de minha família começou com ela. Pois tem um significado muito importante em Várzea Grande, uma vez que foi a primeira prefeita da cidade. Toda a população reconhece os feitos dela, os trabalhos que ela teve enquanto agente política, e os enfrentamentos que fez como mulher. Para mim é uma satisfação como neto, nesta ocasião poder homenageá-la”, destacou o prefeito Kalil Baracat.
Como explica o chefe do poder executivo, a casa vai atender as mulheres, com fortalecimento de vínculos, empoderamento, com a atenção devida que a mulher precisa. “Aqui elas terão todos os cuidados e pensou-se sobre todas as melhores formas no atendimento às mulheres várzea-grandenses.
“Queremos que as mulheres busquem esse espaço e tenham um pronto atendimento”
O atendimento será muito diferenciado, por isao, as mulheres terão todo acolhimento. Especialmente, nas áreas de assistência social, saúde, meio ambiente e educação”, disse o prefeito. Assegurando que esse projeto contempla mais uma ação do plano do governo e que está sendo colocado em prática.
A primeira-dama Kika Dorilêo Baracat disse que o projeto ‘Casa de Sarita’ nasceu de suas andanças por Várzea Grande. Além das conversas que teve com as pessoas que ela conheceu desde que o seu esposo assumiu a gestão da cidade.
“Em cada local que parávamos tinha uma mulher que comentava da contribuição que a professora Sarita Baracat tinha dado em sua vida. Muitas disseram que depois de esgotar todas as possibilidades elas se dirigiam à casa de Sarita para pedir ajuda, e nunca sentiram desamparo. Daí nasceu a ideia de reunir em um só local várias ações e serviços, voltados exclusivamente para meninas e mulheres. Queremos que todas as mulheres que buscarem esse espaço tenham um pronto atendimento. E que tenham todas as suas demandas sanadas, assim a professora fez em toda a sua existência”.