Tornando possível registrar a união matrimonial em cartório gratuitamente
Estão abertas as inscrições para o casamento comunitário para aqueles que desejem oficializar a relação e dizer o sim diante de um juiz de paz, até 30 de junho em todos os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) e o Tabelionato Bianchini, por meio do Projeto Cartório Amigo da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT). Desse modo, visa proporcionar a pessoas de baixa renda a possibilidade de registrar a união matrimonial em cartório gratuitamente.
No ato da inscrição é preciso apresentar cópia do documento de identificação pessoal e comprovante de residência. Os solteiros devem estar munidos de certidão de nascimento atualizada com menos de 90 dias de expedição. Já os divorciados devem estar com certidão de casamento com averbação do divórcio expedida a menos de 90 dias. E, ainda mais, com s sentença do divórcio homologada constando a partilha ou inexistência de bens.
Para os viúvos, a exigência é de que portem certidão de casamento com anotação de óbito com registro inferior a 90 dias. Além da cópia do inventário ou da partilha, ou, se for o caso, um inventário negativo.
“A celebração se destina ao público do Cadastro Único e vai acontecer em 26 de agosto, no Ginásio Marechal Rondon, às 18 horas. Sobretudo, para 80 casais, quando o Cartório Bianchini vai disponibilizar dois juízes de paz. No dia também haverá uma cerimônia ecumênica”, adianta a secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati Perez.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3439-9100.
Do que se trata um casamento comunitário?
Em resumo, o casamento comunitário é um tipo de cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário. Esse tipo de casamento é ideal para quem ainda não tem condições para pagar uma festa ou as despesas com cartório.